Estatuto da Juventude é tema de Seminário em Petrolina

O município de Petrolina sediará, nesta terça-feira (1), uma das edições do I Seminário “O Estatuto é Nosso!”. No evento, que acontece no Petrolina Palace Hotel, participam jovens com idade entre 15 a 29 anos residentes no estado, gestores da área de juventude de municípios do Sertão do São Francisco, de Itaparica, do Moxotó, Araripe e Central, lideranças juvenis, coletivos e grupos juvenis. A capacitação é realizada através de parceria entre a Prefeitura de Petrolina e a Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, que organiza o seminário.

O evento integra as comemorações da Semana Estadual da Juventude e tem como objetivo a ampliação do debate sobre o Estatuto da Juventude, sancionado em 5 de agosto e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que integra o documento. Ambos os mecanismos dispõem sobre os direitos dos jovens e estabelecem diretrizes das políticas públicas a serem implementadas pelas esferas municipal, estadual e federal para este público, juntamente com a sociedade civil.

Fazem parte da programação debates entre gestores e o público juvenil sobre a conquista de direitos por parte desta faixa etária, o Sinajuve e a construção deste sistema.

O município de Petrolina dispõe, desde 2009, de um departamento específico de políticas públicas para juventude, a Diretoria de Direitos Humanos e Juventude, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), que executa programas voltados a este público, promovendo também a intersetorialidade das ações em outras secretarias.

Fonte: Jornal Diário da Região
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário