Cultura: Exposição Serra da Capivara, Piauí

Em outubro, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, será tema de duas exposições e um ciclo de conferências em Brasília. O evento, chamado Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos, será inaugurado no dia 2 do próximo mês. O parque foi declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O evento engloba uma exposição museográfica com parte da coleção do Museu do Homem Americano, que fica em São Raimundo Nonato, no Piauí, com cerca de 50 peças arqueológicas e paleontológicas. Também haverá uma exposição de peças de cerâmica feitas pelos moradores de regiões vizinhas ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

O ciclo de conferências trará discussões sobre arqueologia, turismo no Piauí, gestão de áreas protegidas e do patrimônio cultural e integração produtiva dos moradores da Serra da Capivara. A União Europeia, a Unesco, a Fundação do Homem Americano e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão entre os organizadores do evento.

Para a coordenadora da Fundação do Homem Americano, Rosa Trakalo, as exposições e palestras são importantes por informar como o legado do homem pré-histórico tornou-se motor do desenvolvimento de uma região extremamente pobre. “O destino de São Raimundo Nonato era desaparecer sem o parque nacional. Hoje, a região cresce e melhora. O objetivo deste evento é despertar o interesse das pessoas para a Serra da Capivara e seu artesanato, com a divulgação da região”, disse Rosa.

O representante da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, destacou que a iniciativa vai promover a Serra da Capivara para o público brasileiro, contribuindo para incrementar a economia da região. “A Unesco considera que a melhor forma de proteger esse patrimônio arqueológico é promover o crescimento para que a região se transforme em polo de desenvolvimento para as comunidades em volta.”

“Se tem um lugar neste país em que história, natureza, cultura, arte e meio ambiente se encontram é na Serra da Capivara”, ressaltou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin. Para ele, o evento vai projetar o potencial que as unidades de conservação têm para proteger a biodiversidade e os recursos naturais e também para promover o desenvolvimento das comunidades locais.

O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 para preservar os vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990. Por sua importância, foi inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial em 1991.

As exposições, com entrada gratuita, vão até de 2 de outubro a 15 de dezembro, no Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes, de segunda a domingo, das 10h às 18h. As conferências serão às quarta-feiras, das 18h30 às 20h30, com entrada gratuita.

Fonte: Empresa Brasileira de Notícias/Nádia Franco

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário