ENEM: dicas para fazer redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que equivale à primeira etapa dos vestibulares das Universidades Federal e Estadual de Pernambuco (UFPE e UPE), está marcado para os dias 26 e 27 de outubro. Uma das provas é a redação. Embora haja pouco tempo até lá - falta menos de um mês - ainda dá para se preparar para o teste que vale pontos preciosos na nota final.

A primeira dica é escrever pelo menos uma redação a cada dois dias. Considerando que o estudante comece hoje e que há 26 dias até a véspera do exame, se levar a proposta a sério ele terá redigido 13 textos. “Mostre a redação para outras pessoas, se possível um professor. Peça a opinião delas. O ideal é alguém com visão crítica, que opine com sinceridade. Tem que reescrever quantas vezes forem necesssárias”, observa o professor Noé Amós Guieiro. “Leia o texto em voz alta. Ajuda a entender o que escreveu. E use linguagem simples”, complementa.

Outra sugestão é que, durante os “treinos”, o vestibulando cronometre o tempo que vai gastar escrevendo. Além da redação, no segundo dia do Enem ele terá que responder 45 questões de matemática e 45 de linguagem (português, literatura, artes e língua estrangeira). Serão cinco horas e meia de avaliação. Como tradicionalmente os testes trazem quesitos extensos, a recomendação é que o estudante não gaste mais de uma hora fazendo a redação.
Fonte: JC/NE 10
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário