Abertas inscrições para Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco



Estão abertas as inscrições do IX Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco - RPV, que, desde 2005, vêm prestando o seu reconhecimento a esses verdadeiros detentores dos saberes e conhecimentos tradicionais. Podem se candidatar pessoas físicas ou grupos culturais, constituídos juridicamente ou não. Os interessados têm até o dia 23 de outubro para se inscrever, de segunda à sexta, das 9h às 14h, na Diretoria de Preservação Cultural (Coordenadoria de Patrimônio Imaterial), que fica no 2º andar da sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista - Recife/PE).

Anualmente, o Governo do Estado concede o título vitalício de Patrimônio Vivo de Pernambuco a três personalidades representativas que fazem a história cultural do estado. Para concorrer, as candidaturas ao RPV devem ser propostas por prefeituras ou secretarias municipais de Cultura, a Secretaria Estadual de Educação, o Conselho Estadual de Cultura, a Assembleia Legislativa ou entidades sem fins lucrativos constituídas há pelo menos dois anos e que tenham como uma de suas finalidades a proteção ao patrimônio cultural ou artístico estadual.

Atualmente, Pernambuco conta com 30 patrimônios vivos. São eles o cineasta Fernando Spencer; a cirandeira Lia de Itamaracá; a circense Índia Morena; o sanfoneiro Camarão; os ceramistas Mestre Nuca e Zé do Carmo; os xilógrafos Dila, José da Costa Leite e J. Borges; a coquista Selma do Coco; o maestro Duda; o sambista Didi e os artesãos Zezinho de Tracunhaém e Manuel Eudócio. Também são patrimônios vivos os seguintes grupos culturais: a Banda Curica, de Goiana – mais antiga do Brasil –; o Teatro Experimental de Arte (TEA), de Caruaru; a Confraria do Rosário, fundada por escravos; o Clube de Alegorias e Crítica Homem da Meia Noite, de Olinda; o Maracatu Leão Coroado; o Caboclinho Sete Flexas, do Recife, e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena – Capa Bode, de Nazaré da Mata; Maria Amélia da Silva, Tomaz Aquino Leão (Galo Preto); e o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança.

Em 2012, foram selecionados a Associação Musical Euterpina de Timbaúba, João Silva e Arlindo dos 8 Baixos. Mestre Salustiano, Ana das Carrancas e Canhoto da Paraíba – que também foram contemplados - faleceram em 2008.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário