Empregos: aberta temporada para vagas no final do ano

Proativos, comunicativos e interessados em aprender e entregar resultados. Esse é o perfil procurado pelo comércio e pelo setor de serviços, mas que não tem sido fácil de encontrar. Quem se encaixa nele tem boas chances de começar o ano com um emprego fixo. As empresas já começaram a abrir as portas para os novos funcionários.

Elas irão trabalhar principalmente nos cargos de vendedor, embalador, caixa e estoquista, sobretudo em lojas de vestuário, calçados, perfumaria e eletroeletrônicos. No ano passado, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). cerca 12% das vagas ofertadas não chegaram a ser preenchidas por falta de qualificação.

Heleno Josimar é um dos oito funcionários contratados. Ele foi gerente de outra loja durante quatro anos e, em 2012, decidiu entrar como temporário para tentar fazer carreira numa empresa. Hoje é ele quem repassa as dicas para os novatos.

“Preço e prazo muita gente tem, mas o cliente também busca segurança e um bom relacionamento”, ensina. Foi com essa filosofia que Daniel Henrique dos Santos saltou do cargo de ajudante de Papai Noel no Shopping para contratado do mall. Hoje ele trabalha no Espaço Cliente. Este ano, está fazendo seis anos de shopping. “É preciso sempre se aperfeiçoar e inovar”, afirma.

Uma pesquisa inédita encomendada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que a maior parte do comércio busca profissionais com idade entre 18 e 24 anos, enquanto os prestadores de serviço tendem a absorver funcionários de uma faixa etária superior, em especial entre 25 e 49 anos.

Para quem procura uma vaga, a dica do presidente da CDL Recife, Eduardo Catão, é espalhar o currículo em lojas e associações de lojistas, sempre atento ao perfil da empresa, para que seja condizente com o que se busca. Na avaliação do presidente executivo da Associação dos Lojistas de Shopping de Pernambuco (Alshop), Ricardo Galdino, o atual clima morno do varejo é também uma boa oportunidade para os empresários se reciclarem e pensarem em novas formas de atração do cliente.
Fonte: Rádio Jornal/JC
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário