JUSTIÇA SOCIAL: COMPLETAM-SE 21 ANOS DA MORTE DE DOM HELDER CÂMARA

"Se dou pão aos pobres, todos me chamam de santo. Se mostro por que os pobres não têm pão, me chamam de comunista e subversivo”, costumava dizer o religioso Dom Helder Câmara. Ele foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que teve importante papel de enfrentamento à ditadura militar brasileira. Graças a esse trabalho, foi elevado ao título de bispo da igreja católica, em 1952, tornando-se o secretário geral dessa organização. Em 1964, ele se tornaria arcebispo de Recife e Olinda.

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, completam-se 21 anos da morte de Dom Helder Câmara, arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife. A data será lembrada em missa presidida por Dom Fernando Saburido, às 19 horas, na igreja do Santíssimo Salvador, em Olinda, com participação de fiéis, parentes de Dom Helder e de colaboradores do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC). A cerimônia será transmitida pelo canal da Arquidiocese, no YouTube. No mesmo dia, às 20h30, o canal do IDHeC no YouTubeapresentará a live Dom Helder em Concerto, com o tenor Igor Alves.

As comemorações pelos 21 anos de dom Helder na Casa do Pai, no entanto, começam na quarta-feira (26), com uma exposição promovida IDHeC na Livraria Paulus, no centro do Recife.

Ícone da justiça social, dom Helder foi declarado Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos em 26 de dezembro de 2017 por meio da Lei Federal nº 13.581, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco também fizeram o reconhecimento do líder religioso que se destacou pela luta e ações desenvolvidas em prol dos pobres e do povo em todo o Estado, oficializando-o Patrono dos Direitos Humanos de Pernambuco com a aprovação da Lei nº 17.006 e sua promulgação pela presidência da casa, no último dia 10 de agosto.

Caso estivesse vivo, dom Helder teria feito 111 anos de idade em 07/02/2020. O frei Jociel Gomes é o postulador da Arquidiocese de Olinda e Recife junto ao Vaticano, no processo de Beatificação e Canonização e do Servo de Deus Dom Helder Câmara. O processo foi aberto pela Arquidiocese de Olinda e Recife em 03/05/2015 e em dezembro de 2018, a Arquidiocese encerrou sua “fase diocesana”, enviando ao Vaticano uma caixa lacrada com toda a documentação.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário