APÓS CINCO MESES, UNIVASF REINICIA AULAS REMOTAS

Com os calendários acadêmicos suspensos desde março, as universidades públicas de Pernambuco começam a retomar as atividades nos cursos de graduação a partir desta segunda-feira (17). A paralisação das atividades presenciais esteve, nos últimos cinco meses, acompanhada de desafios; necessidade de reinvenção e mudança de planos para estudantes, especialmente para os que estavam na reta final do curso.

Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), as aulas remotas começam no dia 14 de setembro. A data foi definida em reunião do Conselho Universitário (Conuni) da instituição. O mês de agosto, de acordo com informações, será para planejamento e capacitação dos docentes. A previsão é de um calendário suplementar e não-obrigatório com 15 semanas de duração. Um edital de inclusão digital para que os alunos não fiquem de fora está em andamento.

"Os nossos desafios têm sido fazer tudo no modelo remoto e também a questão orçamentária, pois ainda há a necessidade de aporte financeiro para a retomada das atividades", diz o vice-reitor pro tempore da Univasf, Valdner Daízio.

Nesta segunda-feira, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) será a primeira instituição pública de ensino superior do estado a reiniciar as atividades. A UFRPE terá o chamado Período Letivo Excepcional (PLE), com dez semanas de aulas remotas para manter as atividades durante a pandemia. O 2020.3 será de agosto a novembro, e o 2020.4, de novembro deste ano a março de 2021. 

Os semestres suplementares não equivalem aos períodos 2020.1 nem ao 2020.2. Trata-se de um semestre extra e não-obrigatório. A UFRPE está oferecendo ainda um auxílio financeiro de até R$ 1.380 para fazer a inclusão digital de estudantes em situação de vulnerabilidade social.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário