COVID-19: PROFESSORES DE JUAZEIRO E PETROLINA TEMEM RETORNO ÀS AULAS DURANTE PANDEMIA

Os governadores de Pernambuco e da Bahia iniciaram protocolos e já discutem a possibilidade da reabertura das escolas públicas. Apesar do silêncio dos vereadores e prefeitos de Juazeiro e Petrolina o assunto já é comentado entre pais, alunos e professores.

Na mira da preocupação: Escolas construídas em prédios antigos com problemas na estrutura e sem ventilação adequada. Falta de água. Jornadas de trabalho exaustivas para os educadores, projeções de distanciamento impraticáveis entre as crianças.

Esses temas e questionamentos foram expostos com alguns diretores e professores da rede pública de Juazeiro e Petrolina que preferem o anonimato para tratar o possível retorno às aulas.

Os governos da Bahia e Pernambuco ainda não preveem uma data para o retorno. 

Um dos professores ouvidos pela reportagem do BLOG NEY VITAL analisa: "infelizmente a hora não é de retornar e que a Covid-19 trouxe uma realidade de que é preciso parar para de fato pensar a estrutura das escolas".

De acordo com o professor falta coragem aos governantes para dizer que o ano letiro deveria ser cancelado. 

"Não existe condições de organizar as escolas com segurança, por exemplo, como garantir distanciamento, ventilação adequada. O fornecimento de água e sabão. Nós temos caixas d’água com vazamento, com ferragens à mostra, a escola onde eu trabalho tem caixa de água que não foi limpa. Como vamos fazer a higienização, a limpeza, lavar a mão das crianças, sendo que no nosso cotidiano dentro da normalidade já existia falta de água nas escolas?”, questiona, o professor que possui mais de 10 anos lecionando.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário