ELBA RAMALHO COMPLETA 69 ANOS NESTA SEGUNDA (17)

 

Nesta segunda-feira, dia 17 de agosto, comemoramos o aniversário de uma das mais marcantes vozes do cancioneiro nordestino. Elba Ramalho completa 69 anos, com sua voz marcante e o carisma de sempre, a artista paraibana tem uma lista de sucessos em mais de 40 anos de trajetória. Com uma extensa galeria de hits em diferentes gêneros como forró, baião, xote e frevos, todos ritmos que remetem ao universo nordestino.

Para celebrar a data, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) identificou as músicas de maior sucesso, gravadas por ela nos últimos anos, além da lista de compositores que Elba mais gravou desde o início da carreira.

Encabeçando a lista das músicas mais tocadas entre 2015 e 2019 ficou “De volta pro aconchego”, de autoria de Nando Cordel e Dominguinhos. A canção foi tema do protagonista Roque, interpretado pelo ator José Wilker, na telenovela Roque Santeiro, de 1985, da Rede Globo, o que ajudou a alavancar o sucesso. Entre as cinco mais ouvidas na voz de Elba Ramalho nos últimos cinco anos também estão “Chão de giz” (de Zé Ramalho), “Entre o céu e o mar” (de Dudu Falcão e Roger Henri), “Bate coração”, (de Cecéu) e “Banho de cheiro” (de Carlos Fernando).

Elba Ramalho tem 931 gravações cadastradas. O levantamento registra que o compositor mais gravado por Elba em sua carreira é Luiz Gonzaga, o saudoso Gonzagão. A cantora lançou, em 2002, o álbum Elba Canta Luiz em homenagem ao "Rei do Baião". Também fazem parte da lista dos 10 autores mais gravados por Elba, nesta ordem, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Chico Buarque, Zé Ramalho, Alceu Valença, Nando Cordel, Zé Dantas, Fausto Nilo e Moraes Moreira. 

A cantora, compositora, instrumentista e atriz Elba Maria Nunes Ramalho, nasceu no município paraibano de Conceição, na região metropolitana do Vale do Piancó, em 17 de agosto de 1951. Segundo a base de dados do Ecad, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas, nos últimos cinco anos, é proveniente dos segmentos de TVs, Rádios e Festa Junina, que correspondem a quase 85% do que é destinado a ela.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário