UMIDADE DO AR BAIXA: TEMPERATURA ACIMA DE 36 GRAUS TRAZ RISCOS A POPULAÇÃO DE JUAZEIRO E PETROLINA

Sol abrasador. Que abrasa, que transforma em brasa; que aquece excessivamente. Característica de ambiente ou clima muito quente e sem vento; abafado, calmoso: verão abrasador...Sertão sol de escaldar. Estes são alguns adjetivos e definições  usados no sertão de Pernambuco e nas áreas entre Juazeiro e Petrolina nestes últimos dias. 

A previsão para os próximos dias é de temperatura que pode superar os 36 graus Celsius (ºC) e a umidade relativa do ar deve atingir valores críticos, abaixo dos 20%. A sensação térmica é acima de 40 graus.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso de alerta: a Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.A alta nos termômetros não surpreende já é "rotina", mas sempre causa preocupação com a saúde.

A previsão é que uma grande massa de ar seco deve continuar predominando sobre o Nordeste nos próximos dias. Não há previsão de chuvas para Juazeiro e Petrolina.

A umidade do ar, nas horas mais quentes do dia vai continuar muito baixa, variando entre 10% a 20%. Atenção: o nível de umidade do ar pode ficar abaixo de 12% (Estado de Emergência) na região de Barreiras, Bahia.

Esse clima pode ter impactos importantes na saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fixa como mínimo razoável o índice de 30% de umidade. A seca pode gerar baixa da pressão arterial, com sensação de cansaço.

Mas para o pneumologista e membro da Sociedade Brasileira de Pneumonia e Tisiologia (SBPT), Carlos Viegas, a maior preocupação deve ser com as doenças respiratórias. “Rinite, sinusite, pneumonia e outras enfermidades decorrentes do processo inflamatório nas vias aéreas são comuns”, ressalta Viegas.

Uma sugestão do médico para que as pessoas verifiquem se estão com a hidratação adequada é a observação da urina. Quanto mais próxima a coloração estiver da água, mais hidratada uma pessoa está. Já se a cor da urina estiver próxima de amarelada forte é importante reforçar o consumo de água ao longo do dia. A sugestão é beber, pelo menos, 3 litros de água por dia.

Para quem não costuma tomar muita água é adequado aumentar o consumo gradativamente. "A sugestão é não esperar o corpo demandar, mas procurar beber um copo por hora".

Mas o cuidado com o excesso também é importante. “Não precisa exagerar. Quem bebe muita água pode ter baixa de pressão”.

Além disso, é importante evitar atividades físicas entre 11h e 16h e se proteger do sol, evitando ficar em ambiente aberto durante muito tempo e sempre lembrando de passar o protetor. Em momentos de baixa umidade, o uso do umidificador também é recomendável.

Foto: CHBSF
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário