II SEMANA DA AGROECOLOGIA: PRODUÇÃO ORGÂNICA E SEGURANÇA ALIMENTAR ACONTECE DE 1 A 5 DE OUTUBRO NO VALE DO SÃO FRANCISCO

No período de 1 a 5 de outubro, a Rede Territorial de Agroecologia do Vale do São Francisco Baiano e Pernambucano realizará a II Edição da ‘Semana da Agroecologia: Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional” nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

O evento tem como objetivo promover a divulgação e ampliar o debate sobre a Agroecologia e Produção Orgânica em todo o vale do São Francisco, como forma de garantir a segurança alimentar e nutricional de produtores e consumidores.

O dia 5 será direcionado para as ‘Conexões Agroecológicas’: Educação em Agroecologia’ serão diversas discussões e debates: das 08h às 10h será  lançado o livro “Agroecologia no Semiárido” da Expressão Popular, com debate facilitado por Cícero Félix (IRPAA), Elson  de Oliveira (Sertão Agroecológico/ PPGADT/UNIVASF) e Paola Bianchini da Embrapa Semiárido. Das 10h às 12h, a Construção do ‘Tapiri de Saberes’ trará a exposição de trabalhos e vídeos sobre experiências exitosas em agroecologia e produção orgânica nos territórios Sertão do São Francisco PE/BA, que serão apresentados no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, de 4 a 7 de novembro em Aracajú/SE, tendo como lema “Ecologia de Saberes: ciência, cultura e arte na democratização dos sistemas agroalimentares”.

Às 14h início à Mesa Redonda I, com o tema I: ‘Educação em Agroecologia na Pedagogia da Alternância’, com Tiago Pereira da Costa (IRPAA e REFAISA); Tema II: ‘Construção do Conhecimento Agroecológico: A experiência do SASOP na região semiárida. As mesas serão mediadas pelo vice coordenador do PPGADT, Dr. Helder Ribeiro Freitas (UNIVASF).

A II Mesa Redonda será mediada pela Dra. Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, professora do PPGADT e PPGExR da UNIVASF. Tema I ‘ Agroecologia e as Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto: Desafios frente ao avanço do Capital’, com Gilmar dos Santos Andrade (Tecnólogo em Agroecologia (ELAA/IFPR) e mestre em Educação do Campo (UFRP); e o Tema II ‘Núcleo de Agroecologia na promoção da troca de sabres no Sertão do São Francisco’ com Moisés Félix de Carvalho Neto (Engenheiro Agrônomo e Doutorando da UFRR).

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário