LUIZ GONZAGA: FEIRA LITERÁRIA DE EXU ACONTECE ENTRE OS DIAS 13 A 16 DE DEZEMBRO

Foi dada a largada para a primeira edição do Circuito Cultural de Pernambuco. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) amplia suas ações de interiorização da cultura já consolidadas - feiras e tendas literárias - e agora se espalha por 13 municípios do Estado, incluindo Recife e sua região metropolitana, Zona da Mata Sul e Norte, Agrestes Central, Meridional, Sertão do Moxotó, Araripe, Pajeú, do São Francisco. 

O objetivo é integrar literatura a outras manifestações culturais como teatro, dança, música, artes plásticas, cinema e educação, incluindo a participação de artistas locais e da população dos municípios. 

O circuito terá como homenageado o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto - cujo centenário de nascimento ocorre em janeiro de 2020 -, e já começa em outubro, com a segunda edição da Feira Literária do Sertão (Felis), em Arcoverde, e só termina em setembro de 2020, na Tenda Literária de Surubim. 

Nesse período ele passa por Exu, Pernambuco, durante as festividades do aniversário de Luiz Gonzaga acontece a Feira Literária de Exu, previsto para os dias 13 a 16 de dezembro

"Um Estado rico de linguagens culturais tem condições de, a partir da literatura, alavancar outras oportunidades de mostrar ações culturais coligadas. Além de João Cabral de Melo Neto, que é homenageado, podemos falar do poeta pernambucano Carlos Pena Filho, que completa 90 anos de nascimento em 2019; Gilberto Freyre, que marca 120 anos; e Clarice Lispector, cuja efeméride de 100 anos de nascimento se completa em 2020", destaca o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. 

Para ele, a proposta de unir as feiras literárias realizadas pela Cepe a outras linguagens espalhadas pelo nosso território demonstra a importância e a riqueza da nossa literatura. 

"A partir dela temos condições de mostrar outras camadas culturais além das que estão escritas nos livros, das mais simples às mais sofisticadas, em um ambiente que a Cepe tem o primor e a primazia de apresentar nesses circuitos culturais que tem feito, unindo a estratégia de fortalecimento das datas marcantes dos nosso calendários culturais nessas regiões, a exemplo do que é feito no Festival de Cinema de Triunfo e no Festival de Inverno de Garanhuns. É muito importante criar essa estratégia comum nesse momento de dificuldade", ressalta o secretário. 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário