"A INFLUÊNCIA DAS FAKE NEWS E DA (DES) INFORMAÇÃO NA ERA DA PÓS - VERDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA - FORMAÇÃO"

As Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) trouxeram avanços significativos para a contemporaneidade. Contudo, esse crescimento tecnológico tem provocado alguns desafios, como é o caso da chamada era da pós-verdade. 

No campo da educação inquietações também são suscitadas, especialmente no que concerne a propagação e disseminação de informações que circulam na rede (internet), tendo em vista que a sociedade atual enfrenta o grande desafio de saber discernir (in) verdades nas divulgações de informações em sites, blogs, portais e outros.

Nesse contexto, o projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina, intitulado "A INFLUÊNCIA DAS FAKE NEWS E DA (DES) INFORMAÇÃO NA ERA DA PÓS - VERDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DE UMA PESQUISA - FORMAÇÃO", aborda a influência das fake news e da (des) informação na era da pós-verdade com ênfase nos desafios e perspectivas de professores do Ensino Fundamental no contexto de uma pesquisa - formação com docentes do Ensino Fundamental – Anos Finais do município de Afrânio-PE.

Para a realização desse trabalho, a professora Lucinalva de Almeida Silva e o professor orientador doutor Marcelo Silva de Souza Ribeiro estão desenvolvendo uma pesquisa-formação no município de Afrânio – PE. 

O estudo tem como objetivo compreender os processos formativos no contexto de uma pesquisa-formação para 12 (doze) professoras pertencentes a 6 (seis) escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município, por meio de (seis) seis encontros propostos, em um período de 3 meses (agosto, setembro e outubro).

Esses encontros têm a finalidade de promover o desenvolvimento de estratégias para lidar, em sala de aula, com as informações disponibilizadas na internet, visto que é primordial que se estabeleçam estratégias de produção de informações a serem disseminadas entre os alunos em sala de aula de modo consciente e crítico.

Fonte: Professora e Mestranda Lucinalva Silva
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário