Professor Vilela lançara livro Dominguinhos-O Neném de Garanhuns



José Domingos de Moraes nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941, na Rua José Leitão, 191, no alto da Boa Vista em Garanhuns - PE. A informação é do professor e historiador Antônio Vilela. Ele conta que se aprofundou nas pesquisas para contar a história, vida e obra de Dominguinhos, reconhecido como o mais talentoso discípulo de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.
  
A pesquisa resultou no livro Dominguinhos – O Neném de Garanhuns.

A vida do menino “Neném” toma outro rumo quando junto com seus irmãos cantam na frente do Hotel Tavares Correia,  tocam para Luiz Gonzaga e este “no ouvido mágico já reconhece que estava diante de um gênio e fornece o endereço para o pai levá-los para o Rio de Janeiro”.

O livro de Antonio Vilela será lançado em Abril durante o I Festival Viva Dominguinhos.

Professor Vilela também revela que Dominguinhos traz na identidade o nome de Francisco Moraes da Silva (Chicão) e de Maria de Farias (Mariinha), alagoanos do município de Paulo Jacinto, antigo distrito de Palmeira dos Índios. Dominguinhos era o segundo de dez irmãos entre eles Moraes e Valdomiro que ficaram conhecidos como "Os três Pinguins".

“Chicão fazia farinha de meia e o garoto Dominguinhos gostava de beijú”, conta Vilela

Mestre Chicão, tocador de sanfona possuía o conjunto musical acompanhado por Oto no banjo, Benedito no tambor e Lula Preto no pandeiro. 

O Festival Viva Dominguinhos acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de abril, em Garanhuns.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário