Ambientalista denúncia que árvores e animais estão morrendo com estiagem no semiárido



O ambientalista Vitório Rodrigues, denunciou nesta sexta-feira 7, durante o Programa Forró do Povo de Carlos Augusto, Rádio Grande Rio Am, que a seca castiga o semiárido de forma mais acentuada e “até as árvores e animais selvagens estão morrendo”. 

Nem o tamanduá bandeira escapa. “O marmeleiro considerado uma das espécie mais resistentes morre com a estiagem”, disse Vitório.

No início desse ano a equipe de reportagem do Jornal Hoje, Rede Globo, com a ajuda do biólogo do parque da Serra da Capivara Fernando Tizianel, identificou algumas espécies que não resistiram à estiagem. Até a árvore angico preto, típica de mata seca, não resistiu. “Ela tem uma resistência para suportar baixas precipitações de chuva.”

O mateiro Adão dos Reis Silva encontrou uma carcaça de tatu bola, um animal típico da região. “Ele está muito magro e é um animal que engorda muito. Arrisco dizer que ele morreu mesmo de fome ou de sede.”

Os pesquisadores estão preocupados. A explicação é  que até os animais mais resistentes à seca estão correndo risco. “Se essa seca se prolongar por muitos anos essas populações podem flutuar a ponto de eles não se restabelecerem e ocorrer uma extinção local ou algo nesse sentido.”
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário