SÉRIE IMBALANÇA NA REDE LANÇADA NO YOUTUBE VALORIZA A MUSICALIDADES E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Um dos grandes atrativos do Centro Cultural Cais do Sertão é a Sala Imbalança. O espaço, que fica na área superior do museu, é responsável por proporcionar ao visitante experiência imersiva pela musicalidade nordestina. Guiados por um músico-educador, os participantes têm acesso a todos os instrumentos, do acordeon ao triângulo. Quando saem de lá e exploram os outros territórios do Cais, levam consigo os acordes e as técnicas aprendidas. O local é um dos preferidos dos turistas.

Com o intuito de trazer para as plataformas online as mediações feitas na Sala Imbalança, a museóloga Rosélia Adriana lança a série "Imbalança na Rede", por meio da Lei Aldir Blanc (LAB), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundarpe. O especial será publicado no canal do YouTube do Cais do Sertão. O lançamento do primeiro episódio acontece nesta quinta-feira (20). Todos os vídeos contam com colaboração dos educadores Perácio Gondim e Diogo do Monte, do time do Cais.

De acordo com Rosélia, que encabeça o projeto, a série não vai se limitar somente ao YouTube do Cais do Sertão, sendo distribuída a instituições culturais de Pernambuco para utilização como ferramenta de ensino. "O principal objetivo da série é tentar criar com o público uma afinidade pelas manifestações culturais e ritmos que constituem Pernambuco. Assim como as mediações na Sala Imbalança, o produto também aposta no embasamento teórico, aliado à demonstração rítmica", conta Adriana.

As vídeoaulas têm 15 minutos de duração e são mediadas diretamente da Sala Imbalança, que recebeu uma honraria no Prêmio Rodrigo de Melo Franco, do Iphan, na categoria Patrimônio Imaterial no ano de 2020. O primeiro programa trará um apanhado sobre a musicalidade predominante do Litoral de Pernambuco - Maracatu de Baque Virado e Frevo. Os vídeos seguintes seguem explorando a Zona da Mata Norte (Maracatu de Baque Solto), Agreste (Pífano) e Sertão (Forró). As imagens e edição da série documental são do fotógrafo Chico Andrade.

O Cais do Sertão segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco. O Centro Cultural atua sob a gestão da Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur.

SALA IMBALANÇA: A Sala oferece aos visitantes a experiência gratuita da musicalidade do Sertão pernambucano. O espaço é visitado por grupos, que por intermédio de músicos-educadores, podem aprender a tocar instrumentos musicais utilizados no forró e demais gêneros populares do Nordeste. O público tem acesso às técnicas de manuseio da sanfona, zabumba, triângulo, agogô de cocos, pífano e rabeca, entre outros instrumentos.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário