MESTRE BIU MOSTRA A RIMA, A CIRANDA E A TRAJETÓRIA NO COCO DE EMBOLADA DURANTE LIVE

De influência africana e contribuição indígena, as rodas de coco se formaram no século 19, nas áreas de cana-de-açúcar, com cortejo formado por homens, mulheres e crianças, que dançavam até o sol raiar. Posteriormente, foram ganhando corpo e se manifestando no litoral e nos centros urbanos. 

Em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, a cultura se manifesta pela rima e pelo canto-dança das rodas de coco, ao lado do maracatu, também forte na região. E o maior incentivador da propagação do coco nesta parte do Estado é o Mestre Biu, um dos grandes mestres do Brasil.

O Centro Cultural Cais do Sertão esmiúça o surgimento do coco de roda, da rima e do legado do Mestre Biu em nova live do quadro quinzenal Conexão Cais. O programa faz parte da grade de programação do Instagram do museu (@caisdosertao) e reflete sobre os artistas, a cultura e a sociedade. O bate-papo desta semana será transmitido nesta quinta-feira (20), às 17h.

Durante a live, cuja mediação fica a cargo do educador da casa Sandro Santos, Mestre Biu poderá compartilhar com os internautas detalhes basilares sobre a infância, o seu legado, as suas influências artísticas e a missão de integrar os aliancenses nas manifestações culturais do município.

"Trazer Mestre Biu ao Conexão Cais reforça a missão do museu em interagir com artistas, acadêmicos e gestores culturais e museais, e ajuda ao todo na crucial reflexão sobre a cultura, a arte, os patrimônios e as causas sociais", analisa a coordenadora de Conteúdo do Cais, Clarice Andrade.

Além das transmissões ao vivo, o Cais também conta com seleções temáticas sobre os mais diversos ritmos que predominam em Pernambuco por meio do seu canal no Spotify. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicados ao Rei do Baião, como "Luiz Gonzaga", "Gonzaga em Outras Vozes" e "O Sertão cantado por Gonzaga", a listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista "Saudade do Recife", proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.

O Cais do Sertão segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus, determinadas pelo Governo de Pernambuco.

SOBRE MESTRE BIU: Severino José de França, o Mestre Biu do Coco, como é mais conhecido, é aliancense e tem uma trajetória de mais de 20 anos na cultura popular, tendo levado sua arte para Estados como Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e até fora do Brasil. O mestre já se apresentou em Paris. Atualmente, lidera o grupo Coco Popular de Aliança, fundado há mais de 20 anos, o Coco do Mestre Biu de Aliança, e a Ciranda Xodó de Aliança, fundada em 2019. Além da liderança em grupos populares, Mestre Biu tem se dedicado à transmissão do seu conhecimento às próximas gerações, através de oficinas e documentários audiovisuais. Sua poesia alegre e contagiante retrata muitas cenas da vida na zona rural e convida todo mundo para arrastar o pé no terreiro.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário