BANDA DE PÍFANO É DESTAQUE EM LIVE NESTA TERÇA (17)

A tradição das bandas de pífano, e toda a cultura sertaneja que elas carregam, será tema de bate papo no YouTube da Secult-PE (youtube.com/secultpe) na próxima terça-feira (17), às 19h. Recentemente, essa manifestação foi mapeada em Pernambuco por um projeto da produtora cultural Página 21. Assim, os convidados são o produtor cultural Amaro Filho, que conduziu todo estudo dos pífanos, pela Página 21, e o tocador, professor, luthier Marcos do Pífano, que também prestou informações valiosas para o inventário dos pífanos. A mediação será feita por Marcelo Renan, coordenador de Patrimônio Imaterial da Fundarpe.

Neste período, projetos lançados pela produtora - livros, CDs, apresentações, atividades de formação, circulação de artistas e um site - constituíram num acervo documental sobre a cultura dos pífanos que embasou um pedido para seu reconhecimento como Patrimônio Imaterial de Pernambuco  e também Patrimônio Cultural do Brasil. 

 No primeiro caso, a solicitação foi acatada em março deste ano, pela Fundarpe. A expectativa é que, no início do segundo semestre, a Fundarpe encaminhe para o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio, o pedido para que as bandas de pífano sejam tituladas Patrimônio Imaterial de Pernambuco. 

 Na última semana, a comunidade pifeira de Pernambuco comemorou também a abertura do processo de registro em nível federal. A candidatura dos pífanos pela Página 21, que contou com o apoio da Fundarpe e do Iphan Pernambuco, foi aceita na 27ª reunião da Câmara Técnica do Patrimônio Imaterial do Iphan. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário