A pesca em Juazeiro e na Bahia vivem um momento desafiador, devido aos impactos econômicos da pandemia.
A solenidade seguiu todas as regras de distanciamento social aconteceu no período da manhã e teve a participação do deputado federal Raimundo Costa, ele é natural de Valença, Bahia, neto e filho de pescadores. O deputado estadual Josafá Marinho representou a Assembléia legislativa da Bahia. A Capitania Fluvial de Juazeiro foi representada pelo primeiro sargento Antônio. A Polícia Militar de Pernambuco teve a representação do segundo sargento Renato.
O novo presidente, Domingos Rodrigues, agradeceu a confiança depositada no trabalho e renovou a esperança de enfrentar os desafios a favor da classe dos pescadores. "O simbolismo de tomarmos posse no Dia do Trabalho representa toda uma luta dos pescadores aqui representados e vamos buscar dá continuidade a cada vez mais valorizar a classe que tanto produz na região", declarou Domingos".
Na solenidade, o deputado Raimundo Costa destacou a importância da união dos pescadores em defesa dos seus direitos. "O trabalho do pescador gera alimento, emprego e renda, cada canoa, cada barco é uma empresa que faz movimentar a economia e também o desenvolvimento do turismo. Neste momento é essencial nós os pescadores sabermos quais são os nossos direitos", disse o deputado.
A Colônia de Pescadores de Juazeiro possui cerca de 1500 pescadores associados e foi fundada no dia 05 de novembro de 1992, onde foi realizada uma assembleia que deliberou sobre a fundação da Colônia de Pescadores.
Entre outras atribuições, compete ao presidente da Colônia defender os direitos dos associados, constituindo a sua funcional da pesca, onde lhes dá o direito a benefícios como, auxílio-doença, salário maternidade, auxílio-reclusão, seguro defeso e aposentadoria, e todos os direitos assistidos à categoria especial.
0 comentários:
Postar um comentário