LORENA ARAÚJO MELO: UMA VIDA TECIDA NA AGRICULTURA FAMILIAR E NO GRANDE ENCONTRO COM O RIO SÃO FRANCISCO

A construção da história se tece com ícones. Na correria estressante do tempo e alvoroço da tecnologia o jornalista Ney Vital teve um encontro na manhã desta terça-feira (18) com uma mulher apaixonada pela agricultura familiar, rio São Francisco, cultura. O tempo se fez de paz e diálogo.

“O segredo da vida é o solo, porque do solo dependem as plantas, a água o clima e a nossa vida. Tudo está interligado. Não existe ser humano sadio se o solo não for sadio” A frase é da pioneira da agroecologia Ana Primavesi.

'Mens sana in corpore sano' é uma famosa citação de origem latina que significa "uma mente sã num corpo são". A expressão é derivada da Sátira X de autoria do poeta romano Juvenal. No contexto do poema, a frase faz parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida.

Lorena Araújo Melo, 64 anos tece a sua história provocando o bom exemplo da alegria, otimismo e o viver bem. Todos os dias, aliás, madrugada, ela está praticando exercicios físicos, caminhada, corrida e natação. O Rio São Francisco é uma outra história. "O rio São Francisco é a minha conexão com a terra. No Velho Chico encontro o corpo e a alma e junto a isto fortaleço a qualidade de vida e do trabalho. Por isto, me sinto colada a azul de suas águas", diz a engenheira agrônoma, paraibana,  formada na Universidade Federal da Paraíba, campus de Areia.

Todos que praticam caminhada na orla ao observar dona Lorena percebem a sua dedicação. "Todos os dias. Faço minha natação, caminhada, uma corrida", ressalta explicando que ainda tem tempo de jogar peteca com a turma das antigas que frequenta a Ilha do Fogo.

Agricultura e exercicios físicos marcam a vida de dona Lorena ganhou da Câmara de Vereadores de Juazeiro o título de cidadania. Funcionária pública do Governo do Estado da Bahia, trabalha na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

Inquieta ela também participou do guia "Faça uma Horta" , em parceria com a Professora Ana Lilian dos Reis com ilustração e diagramação de Parlim, uma experiência com a comunidade do bairro de são Geraldo.

"Um outro projeto que deu certo. O livro pode ser usado por qualquer Gestora,  que tenha espaço em sua escola. Faça uma Horta, A saúde em suas mãos".

Ao ser questionada sobre de onde busca tanta energia ela ri e responde: "uma alimentação saudável. Muita salada. Mas não falta o cuscuz, a carne de bode e ovo", diz.

Lorena Araújo Melo também contou que a sua mãe, dona Isabel, todos os dias tem o hábito de escutar a música Ave Maria Sertaneja, interpretada por Luiz Gonzaga e cantarem juntas. Detalhe: dona Isabel na cidade de Soledade, Paraíba. "Cantamos juntas quando o relógio bate as 18hs, a hora do Angelus. É a hora divina de gratidão. Mamãe lá na Paraíba e eu aqui", finaliza. 

Lorena é cidadã juazeiro através do título da Câmara de Vereadores de Juazeiro.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário