Disco "Xamego", gravado em 1958 !


Gravado em 1958, esse disco, de nome "Xamego", tem um conjunto de preciosidades compostas sob a parceria de Miguel Lima e Luiz Gonzaga. Miguel Lima foi o primeiro parceiro de Luiz Gonzaga, antes de Humberto Teixeira, o mais famoso deles. Os parceiros na vida de Luiz Gonzaga foram tão importantes quanto sua sanfona.
 
Miguel Lima foi um grande parceiro de Luiz Gonzaga. O primeiro sucesso da dupla foi em 1944, quando Carmem Costa gravou Xamego (a primeira faixa do Lado A e que tem o instrumental de ''Vira e Mexe''). No ano de 1945, eles compuseram vários sucessos: a mazurca "Dança mariquinha", os xamegos "Penerô Xerém" e "Cortando pano", a valsa "Perpétua" e o samba "Dezessete e Setecentos", todos eles presentes nesse disco de 1958. Miguel Lima também assina a autoria, em parceria com Waldir Azevedo, de Pedacinhos do Céu, uma das músicas mais notáveis do gênero Choro.

Quando observamos a trajetória musical do velho Mestre Lua, constatamos que tudo o que ele fazia, fazia bem: tocar sanfona, dançar, cantar, compor e escolher parceiros. É inegável o talento de Miguel Lima. Foi, inclusive, no período da parceria de Luiz Gonzaga com ele que a carreira do Rei do Baião decolou. Esse disco de hoje, embora seja de Luiz Gonzaga, tem muito mais do que baião. Tem valsa, mazurca, samba, baião, maxixe. É imprescindível ouvir o disco inteiro.
É mais uma pérola de Luiz Gonzaga para a alma nordestina.
Fonte> Face Xico Bizerra

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário