Afrânio: devotos do Padre Cícero viajam em peregrinação a Juazeiro do Norte

Centenas de devotos do Padre Cícero Romão Batista viajaram com destino à cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. A saída de Afrânio, Pe, aconteceu nesta quinta-feira, 31,  sob espocar de fogos e cantoria de benditos.

 Na bagagem, os romeiros além de roupasl, levam  muita fé e o desejo de homenagear o "Padrinho Cícero do Juazeiro". Um número considerável de devotos contaram com a ajuda da Prefeitura de Afrânio e do apoio do Deputado Estadual Adalberto Cavalcanti para a realização desta peregrinação.

Alguns dos romeiros já ultrapassaram os 75 anos de idade, mas a vontade de pagar a promessa feita ao "Padim Ciço" é tão grande que supera qualquer sofrimento provocado pela idade. Afinal, a longa viagem é realizada apenas uma vez por ano.

A agricultora Maria do Socorro do Amor revela que esta é a sua  quinquagésima viagem, pois começou a visitar o túmulo de Padre Cícero aos 25 anos e nunca mais parou. “Estou completando 50 anos de viagem a Juazeiro.  O meu Padim  Ciço tem me ajudado a não faltar à peregrinação”, revelou  a devota.

Para muitos romeiros a volta para casa está marcada só depois de participarem da missa que é celebrada no túmulo do santo milagreiro.

Segundo a sua biografia, o cearense Cícero Romão Batista nasceu em Crato no dia 24 de março de 1844. Foi ordenado no dia 30 de novembro de 1870. Celebrou a sua primeira missa em Juazeiro no Natal de 1871. No dia 11 de abril de 1872 fixou residência em Juazeiro.

Padre Cícero faleceu no dia 20 de julho de 1934, na cidade de Juazeiro. Foi excomungado pela Igreja Católica Apostólica Romana (Vaticano) e canonizado pela Igreja Católica Brasileira. Apesar da cúpula da igreja Católica Apostólica Romana até hoje não ter ficado convencida dos milagres do “santo padre” que, para muitos não passaram de embustes, em razão de sua ligação com a política e com o cangaço terem comprometido a sua vida religiosa, os romeiros nordestinos o tem como o santo do Nordeste, que continua a fazer milagres.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário