
Centenário de Vinicius de MoraesO Centenário de Vinicius de Moraes está sendo comemorado pelo Google neste sábado, dia 19 de outubro. E para celebrar a data, a Gigante das Buscas colocou em sua página inicial um novo doodle. Na imagem, é possível ver uma caricatura de Vinicius de Moraes tocando violão em um entardecer do Rio de Janeiro (RJ).
Para quem não sabe, Vinicius de Moraes nasceu no dia 19 de outubro de 1913. O “poetinha”, como era chamado carinhosamente por Tom Jobim, foi dramaturgo, diplomata, jornalista, poeta e principalmente compositor.
Vinicius de Moraes nasceu no bairro da Gávea e ainda pequeno mudou-se para o bairro de Botafogo, onde estudou na Escola Primária Afrânio Peixoto. Após sua mãe adoecer, Vinicius e sua irmã Lygia foram morar com seu avô na Ilha do Governador. Lá, passou a estudar no Colégio Santo Inácio, onde começou a cantar no coral e a montar pequenas peças de teatro. Nesta época, ele começou a fazer as suas primeiras composições com seus amigos Paulo Tapajós e Haroldo.
No ano de 1929, Vinicius começou a estudar na Faculdade de Direito do Catete, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais. Nesta época ele conheceu Otávio Faria, pessoa que o incentivou na carreira literária.
Por volta de 1950, Vinicius de Moraes começou a deslanchar na carreira musical. Nesta época, conheceu Tom Jobim, amigo e principal parceiro de várias composições famosas. Entre 1950 e 1970, Vinicius viveu um período áureo em sua carreira, onde lançou vários livros e discos de sucesso.
No dia 9 de julho de 1980, Vinicius de Moraes passou mal na banheira e acabou falecendo em sua residência na Gávea, no Rio de Janeiro (RJ)
Fonte:Agencia Noticias
0 comentários:
Postar um comentário