ZÉ PRAXEDES: GUARDIÃO DA CULTURA GONZAGUEANA EM EXU, PERNAMBUCO, COMPLETA 89 ANOS

A professora Thereza Oldam de Alencar, autora do livro Igreja de São João Batista do Araripe, Exu-Pernambuco (Sesquicentenário 1868-2018), relata que a Igreja tem entre os devotos fiés um grupo de amáveis pessoas que, de tão assíduas, de tão abnegadas, tornaram-se conhecidas e queridas. 

José Praxedes dos Santos e a Banda de Pífanos são bons exemplos. Nesta terça-feira, 5 de janeiro de 2021, "Seu Praxedes" completa 89 anos de nascimento.

"Zé Praxedes é um homem presente em todos os momentos do seu mundo. Seu universo é o Araripe de São João Batista, o Ubatuba e Monte Belo, a Caiçara, a Igreja de São João, o Parque Aza Branca...Está presente em todos os momentos. É amor explícito, sem palavras. Sua presença tem voz. Cada pedaço desse mundo é sua pátria", conta Thereza Oldam, ressaltando ser Zé Praxedes é dançarino número 1, disputado afinal o forró gonzagueano lhe beija os pés.

Zé Praxedes nasceu em 1932. Tem a vida marcada pelo vínculo com a família de Luiz Gonzaga. Foi vaqueiro e durante décadas trabalhou prestando serviços a "Seu Januário", pai de Luiz Gonzaga.

Atualmente Zé Praxedes devido a pandemia da Covid19, busca seguir as regras de distanciamento social. Todavia o desejo é "ir todos os dias para o Parque Aza Branca". Seu Praxedes é um dos poucos que conviveu o dia a dia de boa parte do legado de Luiz Gonzaga prestando serviços ao Rei do Baião e por isto escutou boa parte da história de Luiz Gonzaga e suas andanças e amor por Exu.

Quanto a Banda de Pífe, durantes os festejos da Igreja São João Batistas, no seus 150 anos (2018), o grupo de músicos esteve presente. Seu Louro Pifeiro (Lourival Neves de Souza), Mundola (Raimundo Pedro de Souza) e Francisco Bezerra de Alencar participaram ativamente das novenas na Igreja".

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário