NETO DO POETA ZÉ MARCOLINO É APROVADO EM RESIDÊNCIA MÉDICA NO MAIS CONCEITUADO HOSPITAL DA AMÉRICA LATINA

De Serra Talhada, Pernambuco o jovem médico Isaac Carvalho Alves, 26 anos, desbancou 570 concorrentes ao obter nota máxima e conquistar o primeiro lugar no exame do programa de Residência do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele tem como áreas de atuação a Radiologia e clínica geral.

Isaac é filho do conceituado médico cardiologista José Anastácio Alves, da cidade da Prata, Cariri paraibano, e neto do grande poeta compositor e músico Zé Marcolino. Zé Marcolino é o compositor de músicas como Numa Sala de Reboco, Cacimba Nova, Pássaro Fura Barreira entre outros grandes sucessos da música brasileira.

Na família Marcolino tem 5 médicos e uma enfermeira. É de imaginar a "cantoria de felicidade" que o saudoso poeta Zé Marcolino e dona Maria do Carmo estão fazendo em gratidão a dedicação e estudos dos netos. A aprovação de Isaac Alves é considerado um feito inédito na história da medicina da Paraíba e do Nordeste.

Luiz Gonzaga, durante entrevista certa vez elogiou Zé Marcolino, "por ter um dos filhos muito inteligente, estudioso". Tratava-se de José Anastácio que se tornou o primeiro médico da família Marcolino Alves.

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Israelita Albert Einstein possui tradicional programa de residência médica desde 2004. Estruturalmente a unidade é constituída por 33 leitos, divididos em 7 unidades menores de 4-7 leitos. Atende pacientes clínicos, cirúrgicos, obstétricos e dos programas de transplante cardíaco, hepático, pulmonar e multivisceral. Possui equipe multiprofissional composta por médicos (diaristas e plantonistas), enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e fonoaudiólogos (todos especializados na área de terapia intensiva). 

Os residentes atuarão em conjunto com a equipe multiprofissional, sendo responsáveis por gerenciar sua unidade, bem como por realizar procedimentos invasivos como intubação orotraqueal, cateterização venosa central e de pressão arterial invasiva, além de monitorização de débito cardíaco por métodos invasivos e minimamente invasivos, com ênfase em ultrassonografia.No Centro de Simulação Realística - CSR serão disponibilizados treinamentos práticos como urgências neurológicas e cardiovasculares, hemodinâmica e coagulação avançada, ACLS, além de treinamento em via aérea difícil e punção intraóssea.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário