ENFERMEIRA, DOUTORA EM SAÚDE COLETIVA AVALIA SENTIMENTO DE FELICIDADE E DESAFIOS PARA REALIZAR IMUNIZAÇÃO

“Não é apenas uma vacina. É o recomeço de uma vida que pode ser justa, sem preconceitos e com garantia de que todos nós teremos as mesmas condições de viver dignamente, com saúde e bem-estar”, disse a enfermeira Mônica Calasans, que atua no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista, e trabalha em turnos de 12 horas, em dias alternados, na UTI do Hospital. 

Mônica foi a primeira mulher oficialmente a ser vacinada no Brasil e comemorou a imunização pelo simbolismo do momento.

No ínicio da pandemia março de 2020, a reportagem do BLOG NEY VITAL destacou o empenho das enfermeiras, profissionais de saúde que estão no foco de um Brasil, uma Juazeiro e Petrolina, Nordeste em estado de decretos e guerra devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

São médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, atendentes, encarregados da limpeza e demais funcionários de hospitais que continuam no "bom combate" a atender a população. 

Durante horas dedicados ao trabalho, eles põem em prática o conhecimento para salvar vidas, a atenção contra o sofrimento humano, a técnica a serviço da informação e a higiene como arma para impedir o avanço do inimigo invisível.

A enfermeira, mestre e doutora em Saúde Coletiva (Universidade Estadual do Ceará), Samara Morais, pesquisadora e professora da Graduação em Enfermagem, funcionária pública e atualmente Coordenadora do Ambulatório de Hospital Referência para Covid-19 avalia que a saúde pública passa pelo grande desafio do enfrentamento mundial pelo Covid-19.

Com exclusividade Samara Morais fala do "sentimento e felicidade" que marca o serviço público e o  desafio que será a imunização em massa.   

"Hoje o sentimento é muita felicidade e Gratidão por esse marco histórico na saúde pública do Brasil, onde vivenciamos a chegada da tão sonhada vacina contra a COVID-19, que tem aterrorizado da vida de muitos brasileiros e brasileiras. Hoje se renova a esperança de controle da doença, ainda é cedo pra afirmar a total erradicação do vírus, visto que a imunização em massa será nosso grande desafio para que ela chegue a todos por direito garantido dentro das leis do Sistema Único de Saúde que tem como princípios doutrinários: a Universalidade, a integralidade e a equidade. 

Não poderíamos ter melhor representante como a Enfermeira Mônica, como símbolo da força feminina, durante toda a PANDEMIA, enfermeira ( representando a classe da maioria dos profissionais de saúde que está a frente de todos os cuidados que são dedicados 24horas/dia aos pacientes hospitalizados com COVID)! Estou bastante feliz, esperança e fé nos acompanham. Viva a Ciência, Viva o SUS"! 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário