UM OLHAR DA JANELA DE DONA TETÊ E A ROTINA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

O que mais se fala durante esses dias de pandemia do novo coronavírus são os cuidados com as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, àqueles com mais probabilidade de serem contaminados com a  Covid-19, entre eles estão os idosos, que têm a saúde mais fragilizada e devem se manter isolados.

A rotina dos idosos mudou desde que a pandemia foi anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Cada um na sua casa. A experiência de vida faz essas pessoas acreditar na ciência, nos profissionais de saúde especializados. Mesmo que aparentemente pareça nada demais dar uma saidinha, a maioria usa máscara e acredita na possibilidade da contaminação. Por isto não arriscam e ficam em casa.

Um dos exemplos de garra e força de muita vontade é de Teresinha de Jesus Gomes Sousa, 76 anos. Viúva e dona de casa. Desde os 7 anos trabalhou na roça para ajudar a família. Na memória traz a agricultura e o cuidar do gado como a sua grande paixão. Dona Tetê nasceu no município de Monsenhor Hipólito, Piauí. Mora em Juazeiro, Bahia, desde 2016. Bastante comunicativa e carismática antes do decreto de isolamento social, era dona Tetê, como é conhecida, referência, presença certa nas rodas de conversa e abraços entre os vizinhos e nas redondezas do bairro.

A reportagem do BLOG NEY VITAL flagrou que a vida e o sorriso de dona Tete é contemplada pela janela. A janela é a sua ponte de comunicação. Com a voz suave ela pergunta: e quais são as notícias meu filho. O vírus como está? A doença está aumentando ou diminuindo? Deus te Abençoe!

Dona Tetê segue rigorosamente as recomendações das autoridades sanitárias de isolamento social como forma de evitar a contaminação. No apartamento tem assistência, dedicação e amor da filha. Lígia Raquel Gomes Sousa é enfermeira e é fruto do desejo, a vitória de dona Tetê em ter uma filha que estudasse para ter uma profissão e oportunidades, qualidade de vida diferente do "destino de trabalhar na roça". 

Lígia é uma demonstração de como é preciso levar em conta que há diferenças culturais que também interferem nessa situação e que conversar é a melhor saída. 

"Por isto todo cuidado, amor, dedicação, diálogo. Afinal temos que compreender que não é fácil para ela e todos que estão na faixa etária desta idade ficar em casa. Mas é preciso e o único meio de não correr risco", revela Lígia.

Profissional da saúde Lígia Raquel sabe o quanto vale defender que orientações claras e informações confiáveis sobre os riscos do novo coronavírus devem ser a base dos argumentos. Ela explica que é importante fazer com que os idosos estejam cientes de que o novo coronavírus é uma doença que realmente tem a capacidade de deixá-los mais doentes. 

Dona Tetê completou mais de 60 dias sem sair de casa e tem adaptado a rotina para preencher o tempo diário e manter a saúde física e emocional. A leitura de livros tem sido uma das rotinas de dona Tetê.  A estimulação cognitiva para idosos é um dos livros que ela já leu durante os dias no apartamento.

De acordo com Lígia as longas conversas na praça do condomínio onde morarderam lugar aos breves cumprimentos através da janela e as ligações via celular, watsapp e as orações que são acompanhadas através da Televisão.

"Os exercícios de pilates antes feitos no estúdio, agora são realizadas de formas improvisadas na sala do apartamento. Leituras são diárias e as práticas de exercícios para estimular a memória, atividades de colorir e muitos jogos agora fazem parte da rotina", revela Lígia.

O cantor e compositor Nando Cordel, de 65 anos, disse que segue à risca três pontos principais: “se informar com profundidade, ter bom senso e se cuidar”. Confinado em Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife, ele disse que aproveita o maior tempo em casa para organizar novos projetos.

“Queria muito que todos seguissem as orientações das autoridades competentes de ficar em casa. Que os profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares e outros que tiverem que trabalhar, tenham todos os cuidados necessários”, declarou.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário