FÓRUM POPULAR DA NATUREZA SERÁ REALIZADO ENTRE OS DIAS 1º A 10 DE JUNHO DE FORMA VIRTUAL

Mais uma vez, movimentos sociais, sindicatos, pesquisadores, artistas e ativistas se unem para juntos formarem o Fórum Popular da Natureza, que tem início na segunda-feira 1 e acontece até o dia 10 de junho. 

Durante estes dez dias, serão serão promovidas - de forma virtual, respeitando as recomendações do OMS (Organização Mundial da Saúde) para o enfrentamento da pandemia de coronavírus - oficinas, apresentações artísticas e mesas de debate sobre causas e efeitos da degradação ambiental, além do fortalecimento da resistência popular. Desde 2019, o Fórum Popular da Natureza conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. 

O Fórum Popular da Natureza lançará ainda carta manifesto com ações de continuidade do evento, pensado como um processo contínuo, através da articulação, reflexão e enfrentamento da sociedade civil às questões de destruição da natureza e das mudanças climáticas.

“A proposta do Fórum Popular da Natureza - que o Sindicato, na sua atuação cidadã, tem muito orgulho em participar e apoiar - é a construção de um espaço onde grupos e indivíduos ligados aos movimentos sociais e populares, organizações da sociedade civil, entidades sindicais e de classe, cientistas, ecologistas, pesquisadores, coletivos ambientais, mulheres, jovens, LGBTQ+, partidos políticos, comunidades religiosas e todos aqueles que forem comprometidos com a luta pela preservação dos direitos e com a interrupção da destruição planetária possam se unir para, juntos, construírem alternativas para o enfrentamento da degradação do meio-ambiente e, ao mesmo tempo, alternativas econômicas, sociais e culturais ao modelo produtivista. Participe do Fórum e ajude a pensar e construir um novo modelo de sociedade”, conclama o diretor do Sindicato Ernesto Izumi. 

“Na atual conjuntura política brasileira - no qual o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, promove uma política anti-ambiental e chega ao ponto de querer se aproveitar de uma pandemia para 'passar uma boiada' no ministério que está sob o seu comando,  a união destes diferentes movimentos no Fórum Popular da Natureza se torna ainda mais importante. Sob o governo Bolsonaro, as lutas pelos direitos dos trabalhadores e na defesa do meio-ambiente se aproximaram ainda mais, uma vez que ambas são alvos de ataques constantes da sua política de destruição. Juntos somos mais fortes e, como diz o lema de uma recente campanha nacional dos bancários, só a luta nos garante”, conclui Ernesto.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário