RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO: 18 HORAS. HORA EMOCIONANTE ENTRE O DIA QUE MORRE E A NOITE QUE SURGE...AVE MARIA SANTA RADIOSA DO CÉU

O III Congresso Eucarístico Nacional foi realizado entre 3 e 7 de setembro de 1939, no Recife, na capital pernambucana. Considerado um momento onde cristãos professam a fé católica publicamente, dão testemunhos públicos e tratam a Eucaristia, o Congresso daquele ano teve tratamento e cuidado especiais da equipe da Rádio Clube, a PRA-8 pioneira, que havia sido fundada em 1919 e todo ano se empenhava em mostrar ineditismos. 

Josué Uchôa, que havia entrado para a rádio em 1934 após sair de um seminário, teve a função de fazer a transmissão do evento. Para ele, o tema era algo familiar. Com a habilidade para tratar de assuntos religiosos, fez sucesso e logo, segundo conta Renato Phaelante. 

Uchôa se tornou referência e conquistou o posto de comandante de toda a programação religiosa da Rádio Clube de Pernambuco. Ele passou 30 anos exercendo este trabalho e, na sua trajetória, assumiu responsabilidades importantes, como a bênção do papa Pio XII durante o Congresso Eucarístico Internacional, transmitidos para todo o Brasil por meio da sintonia da Rádio Vaticano com a Rádio Clube de Pernambuco. 

A emissora, mais uma vez, ganhava o destaque - assim como aconteceu com a fundação em 1919 e quando fez a primeira transmissão de uma partida de futebol (1931). 

Desde esta época, a Rádio Clube iniciou a tradição da Ave Maria, ouvida sempre às 18h. E vem do mesmo período a polêmica sobre os versos da “célebre Ave Maria”. O locutor Abílio de Castro deixou registros testemunhais garantindo que a Ave Maria da Rádio Clube surgiu durante o Congresso: “O cardeal D. Sebastião Leme veio presidir o Congresso Eucarístico e Oscar Pinto solicitou então aos intelectuais da terra que escrevessem uma Ave Maria que se transformaria na característica religiosa da Rádio Clube”. 

A oração teria sido lida pela primeira vez por Sebastião Stanislau em 8 de setembro de 1939. 

Até hoje, a Ave Maria é interpretada pela voz do radialista Adelmo Cunha com versos que dizem assim:

"Seis horas, esta é a hora do ângelus Hora da anunciação. A humanidade esquece por um momento a sua luta inglória, deixa de lado os pensamentos pecaminosos, a perseguição desenfreada dos homens contra os próprios homens e contempla a paz da natureza, uma sombra pálida do olhar de Maria.


Nos templos, nas ruas e nos campos, as preces brotam espontâneas de todos os lares. Esta é a hora do ângelus. A hora da anunciação! Nós vos suplicamos Maria que olheis por nós, vossos filhos ingratos.


Dai-nos a graça do arrependimento e a vossa benção materna, porém, mais do que nós, Maria, outros necessitam do vosso apoio, nessa hora. Os que morrem de necessidade. Os que blasfemam. Os que não crêem. Iluminai-os Virgem Santíssima Vós que fizestes os homens semelhantes a Deus por que foste Mãe de Jesus.

Olhai para os que perderam a fé Protegei-os, vislumbrai-os como um relâmpago aos olhos de Paulo
Lembrai-vos deles nessa hora, Maria e sede, para todo o sempre, louvada e bendita!

Ave Maria Cheia de Graças

O senhor é convosco
Bendita sois vós entre as mulheres
Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus". (Fonte: Diário de Pernambuco)
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário