CURAÇÁ: LUIZ DO HUMAYTÁ FAZ LIVE FESTA PARA COMEMORAR OS 66 ANOS DE NASCIMENTO

Luiz Carlos Forbrig  é o nome de batismo. Humaytá, ganhou pela travessia de vida e artística. Luiz do Humaytá, completa nesta sexta-feira, 9 de maio, 66 anos. E para comemorar o cantor e compositor vai realizar uma live festa, transmissão no facebook, às 15hs. 

Além de outras canções preferidas, Luiz do Humaytá, vai mostrar o seu trabalho, dessa vez autoral, trata-se do CD, Decanto o Sertão. O CD foi produzido com 12 músicas. 


Bem humorado Luiz convida: "Meu aniversário de 66 anos dia 09 de maio, vai ser assim, fiquem em casa e em casa vocês bebem e assistem e eu bebo e decanto o sertão".


Luiz nasceu em Jabuticaba Velha, interior do Rio Grande do Sul. Filho de Guilhermina e Anoly. Com os pais desenvolveu a veia poética musical. A mãe puxava os cantos religiosos da Igreja Católica. O pai tocador de gaita de boca.

Luiz aprendeu a tocar violão nas terras gaúchas. Veio trabalhar no sertão e conheceu a realidade do sol abrasador, da luz das caatingas, do calor contrastante do frio das terras do sul. E assim passou a cantar e fazer versos para o sertão. 

"O Sertão é dessas coisas que não tem meio termo ou você ama ou odeia. Eu me apaixonei pelo sertão. Primeiro pelo rio São Francisco e depois pela caatinga. Cheguei na região de Juazeiro e Curaçá em 1979", explica.

Geólogo, aposentado da Petrobras, o então funcionário público ganha o nome artístico da Fazenda Humaytá, localizada na zona rual de Curaçá, Bahia, vizinha a Reserva Natural das Ararinhas Azuis, onde cria ovinos e bovinos, além de manter plantações frutas orgânicas e práticas de desenvolvimento ecológico sustentável. 

Humaytá é uma palavra de origem indígena significa pedra preta. Humaytá é o nome de uma batalha fluvial ocorrida em 1868, no rio Paraguai entre forças brasileiras e paraguaias. Esta batalha visava destruir a fortaleza de Humaytá que impedia a passagem da esquadra brasileira para chegar à Assunção atual capital do Paraguai. A vitória foi da esquadra brasileira. 

Luiz do Humaytá continua unindo o empreendedorismo pela agricultura, a música e a poesia. É a travessia que une a paixão pelos ritmos, referência a Luiz Gonzaga, ao sertão, a caatinga. 

Luiz do Humaytá, no CD, Decanto o Sertão, junta o violão ao ritmo da sanfona e zabumba, provocando o sentimento dos amantes do forró mais nordestino, numa travessia do Rio Grande do Sul ao Nordeste sertão brasileiro.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário