DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES ACUSA QUE NÃO EXISTE UM PLANO DE TRABALHO DO REITOR PRÓ-TEMPORE E SIM DESEJO DE RUPTURA INSTITUCIONAL

O estudante de artes visuais, Bruno Abreu de Melo, presidente do Diretório Central dos Estudantes, representante estudantil com assento no Conuni (Conselho Universitário), avaliou positiva a última reunião ocorrida na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A reunião aconteceu na última sexta-feira 8.

Em contato com a reportagem da redeGN, o representante dos estudantes, informou que os conselheiros rejeitaram todos os pró-reitores (temporários) indicados (por ad referendum) pelo reitor pró-tempore, que está no comando da Univasf.

"Expressamos que não havia motivo para exonerar os pró-reitores que estavam nos cargos. Não houve transição e o novo reitor usou a justificativa que a mudança se daria por ser cargo de confiança", explicou Bruno Abreu. "O que o novo reitor está querendo é fazer uma ruptura institucional. Não existe um plano de trabalho. Mas a arbitrariedade foi barrada".

Através de uma rede social, o senador Humberto Costa (PT), acusou que Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está sofrendo um duro ataque do Ministério da Educação e Cultura à sua autonomia. "Em meio a um imbróglio judicial, iniciado por uma das chapadas derrotadas nas eleições da reitoria realizadas em novembro do ano passado, os vencedores não conseguem assumir os seus cargos. Nós queremos apenas que o resultado seja respeitado, pois o pleito foi legítimo", disse o senador.

"O ataque ao ensino público promovido pelo governo Jair Bolsonaro é, na verdade, uma tentativa de censurar o livre pensar", afirma o senador

Conforme já publicado nesta redeGN, a instalação de uma gestão temporária na Univasf, com a nomeação do professor Paulo César Fagundes Neves, pelo Ministro Abraham Weintraub, vem causando polêmica na comunidade universitária, principalmente pela voracidade que vem demonstrando na mudança dos gestores. 

Através dos meios de comunicação o estudante Bruno Abreu de Melo (Conselheiro do Conuni, Omar Torres (Conselheiro do Conuni – representante externo) e o professor Marcelo Silva de Souza Ribeiro, revelaram que cabe destacar que o primeiro ato de gestão do reitor temporário foi solicitar à Ebserh a mudança de todos os gestores do alto escalão do Hospital Universitário-Univasf.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário