PRODUÇÃO MUSICAL DO SERTÃO É TEMA DA TERCEIRA TEMPORADA DO PODCAST CALUMBI

Diferentes sons, ritmos, melodias e harmonias fazem parte da produção musical do sertão, tema da terceira temporada do Podcast Calumbi. Intitulada "A Música do Sertão", a nova temporada do programa reúne músicos, pesquisadores e cordelistas, memória e contemporaneidade. Os episódios serão veiculados a partir do dia 06 de março, sempre aos sábados, em diversas plataformas de streaming, tais como: Spotify, Deezer, Amazon Music, Pocket Casts, Google Podcasts e Youtube. 

Após apresentar as origens da cidade de Senhor do Bonfim, localizada no norte da Bahia (primeira temporada); e a história dos municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru (segunda temporada); o Podcast Calumbi propõe agora fazer uma ponte entre os músicos locais e os consumidores em potencial. Para isso, contará a história por trás da produção musical do sertão baiano, região que, apesar de representar 70% do território do estado e 48% da sua população, ainda se vê pouco representada nas diferentes mídias. 

Com seis episódios, a terceira temporada apresentará manifestações populares, grupos e compositores que movimentam a música e fortalecem a cultura da região. Os episódios abordarão os seguintes temas: As Calumbis (nome pelo qual são chamadas as bandas de pífanos na região); O Samba de Lata de Tijuaçu; Os Sanfoneiros; Grandes Compositores; As Filarmônicas; e A Música Autoral Contemporânea.  

A ideia de abordar a música do sertão surgiu após a realização de uma pesquisa de mestrado feita em 2019 pela idealizadora e produtora cultural do projeto, Adriana Santana, junto ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Póscultura/UFBA). O estudo voltado ao consumo cultural dos jovens de Senhor do Bonfim identificou que 91% dos participantes da pesquisa utilizavam aparelhos eletrônicos para ouvir música. 

A produtora cultural expõe que a partir desse dado, surgiram algumas reflexões "Esses jovens consomem música produzida localmente? E, se não o fazem, isso se justifica por 'gosto pessoal' ou se deve à falta de oferta nas rádios e nos tocadores de streaming? Sabemos informações sobre os artistas da região e onde encontrar sua música?". 

Assim, a partir dessas indagações, a terceira temporada do Podcast Calumbi nasce para apresentar os diversos ritmos e melodias produzidos na cena musical do sertão baiano, aproximando os jovens da cultura regional. 

"O Podcast Calumbi pretende também expandir a percepção do público e da crítica a respeito das nuances que assumem a música produzida no sertão da Bahia, não para negar ou reduzir a importância de suas características mais difundidas (como o forró-pé-serra), mas para apresentar também outras autorias e arranjos", destaca Adriana. 

A terceira temporada do Podcast Calumbi tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário