FORTALEZA LANÇA UNIFORME PARA 2021 DESENHADO POR ARTESÃO ESPEDITO SELEIRO

O time do Fortaleza Esporte Clube lançou as primeiras camisas do goleiro e dos demais jogadores que serão utilizadas pelo time na estreia da temporada 2021. Intitulado de Luar e Sertão - o Gibão do Leão, o uniforme foi desenhado pelo artesão cearense Espedito Seleiro, conhecido internacionalmente pelo artesanato em couro e mestre de cultura do Estado do Ceará.

O uniforme mantém a tradição recente do clube em apostar em elementos da cultura cearense para compor os detalhes das camisas. Em 2021, a vaquejada, o forró e os trabalhos em couro do mestre Espedito Seleiro foram as inspirações. As vendas iniciam nesta quarta-feira (3).

'Eu sou Tricolor, e é uma coisa que, no Brasil, só o Fortaleza vai ter mesmo", declarou o artesão no lançamento oficial.

De acordo com Bruno Bayma, gerente de projetos e responsável pelos designs dos uniformes do Fortaleza, existia o entendimento interno de que Espedito Seleiro era torcedor do time, mas o trabalho do artesão ainda não havia estampado nenhuma camisa do Tricolor.

O Fortaleza entra em campo com o novo uniforme na quarta-feira (3) contra o CRB, às 21h30, na Arena Castelão. A partida é válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, competição onde o Tricolor vai utilizar as novas camisas.

A reportagem do BLOG NEY VITAL fez contato com a assessoria de imprensa do Fortaleza. Confira mensagem do time cearense que vai disputar a Copa do Brasil:

Espedito Seleiro é um mestre da cultura tradicional popular. O artista entrega seus traços da memória da história do couro ao Fortaleza na originalidade das vestimentas do vaqueiro e do cangaço em nosso novo uniforme para a Copa do Nordeste.

O trabalho de sua família atravessou gerações, através da fabricação de sela, gibão, botas do homem da caatinga. A história começou com o pai de Espedito, que chegou a criar materiais e adereços de couro para Lampião, Maria Bonita e seu bando.

Espedito Seleiro é considerado um Tesouro Vivo da Cultura em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) por seu trabalho de artesão de couro e em 2017, recebeu o título de Notório Saber pela Universidade Estadual (Uece) e além do Sereia de Ouro em 2019.

Seus traços sempre são vistos em filmes, novelas, seriados, na moda, no designer e em grandes desfiles como no São Paulo Fashion Week.

O nosso novo uniforme é uma homenagem para todos, os mestres da cultura do nordeste e aos guerreiros do sertão, que enfrentam todas as adversidades com força, fé e sempre com um sorriso no rosto.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário