OUVINTES APAIXONADOS PELA FREQUENCIA AM LAMENTAM MUDANÇA PARA FM

Desde fevereiro de 2017, as primeiras emissoras de Rádio AM começaram a migrar para a frequência modulada-FM. Representantes do Ministério das Comunicações explicam que o processo de migração das rádios AM para FM vai provocar a necessidade de adaptação também por parte dos ouvintes dessas rádios. 

A extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, foi determinada pelo por um decreto do Ministério das Comunicações. O espectro de onda média regional e nacional continuará existindo, mas às emissoras locais foi dada a opção de migrar para a faixa FM. 

O artista plástico Iranildo Moura, conta que  presenciou a fundação das emissoras AM na região. Ele declara que é um apaixonado pela sintonia em Rádio frequencia Am. "Não compreendo esta medida. A questão é que  a política no Brasil em nome de uma falsa modernidade está matando a boa comunicação. O rádio FM  não vai atender o ouvinte das localidades distantes", aposta Iranildo dizendo que ouvir rádio nos aparelhos digitais é complexo para as pessoas de classe baixa, ressaltando a profecia cantada por Luiz Gonzaga: o povo sem notícia e sem rádio.

"O Brasil e as cidades não dispõe de uma rede de internet e ai eu pergunto como vão acessar as Rádios?

A idéia também é compartilhada pelo comerciante Edson Gama. "Na minha casa tenho quatro rádios. Amo ouvir notícias. No trabalho é desse jeito, ouvido colado no rádio, mas não ando muito animado não com essa ida das Ams para Fm. Toda adaptação é difícil", diz Edson. A mudança da frequencia AM para sintonia em FM vai gerar a necessidade de que os ouvintes comprem um novo aparelho de rádio. Já para as emissoras o prazo é de cinco anos durante o qual elas poderão transmitir seu conteúdo tanto na faixa AM quanto na de FM.

O presidente executivo da Abert, Luís Roberto Antonik, explicou que, embora as ondas AM apresentem um grande alcance, possuem uma frequência muito baixa, o que as sujeita mais à interferência causada pelos equipamentos eletrônicos do mundo moderno. Além disso, a antena da rádio AM não consegue estar presente nos telefones móveis, por ser uma antena mais robusta. Ele ressaltou que, atualmente, 10% da audiência do rádio vêm de celulares e dispositivos móveis.

Segundo pesquisa da Abert, das 4.600 emissoras comerciais, 4.200 têm página na internet, mas apenas 1.400 emissoras possuem aplicativos nos dispositivos móveis.




Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário