DIA DE SÃO JOSÉ, PATATIVA DO ASSARÉ, A ESPERANÇA DA CHUVA E A FÉ

"...Apela pra Março que é o mês preferido do santo querido senhor São José (Meu Deus, meu Deus). Mas nada de chuva tá tudo sem jeito lhe foge do peito o resto da fé"...

O cantor e compositor Luiz Gonzaga, das inúmeras  músicas interpretadas sempre dizia que a emoção sempre "batia mais forte quando ele citava a A Triste Partida, versos de Patativa do Assaré, implorando chuva e a última esperança no dia de São José e na falta da chuva, a ida do sertanejo para outras terras".

O período mais esperado do ano para os agricultores são os meses de chuva é março. O dia de São José, celebrado nesta sexta-feira (19), começou na madrugada em Juazeiro Bahia. Verdade seja dita, uns pingos de chuva, mas que representa a grandeza da fé e esperança de milhares de sertanejos.

A crença  diz que a data, 19 de março é decisiva para o plantio de milho dos próximos meses. O gerente de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Roni Guedes, explicou que, por traz da crença, existe um fenômeno meteorológico.

"O Dia de São José é o dia que o principal sistema [meteorológico] do Sertão, que é a Zcit [Zona de Convergência Intertropical] fica mais azul, chegando no estado de Pernambuco. Então, leva chuva para todo o Sertão e todo o semi-árido nordestino [..] Por isso, criou-se essa crença de que o dia 19 é a data que indica a data do plantio, porque é quando começa a chover mais", explicou.

Guedes afirmou, ainda, que há previsão sim de chuva após os registros desta sexta, mas o volume de água previsto para este ano é menor do que o registrado em 2020.

"Na [quinta-feira, 18] choveu durante a noite, de forma isolada, mais restrito ali a partir de Serra Talhada, passando por Afrânio e Petrolina. [...] Nessa época se espera que chova bastante, mas não foram os maiores acumulados no estado", afirmou.

A mudança acontece porque com a chegada do outono, no sábado (20), há redução de temperaturas e aumento de umidade, o que faz com que os sistemas meteorológicos fiquem mais carregados, segundo Guedes.

"Infelizmente, esse ano a gente está com déficit de precipitação. O ano passado foi bem melhor para o Sertão e deve chover menos no próximo trimestre, nesses três meses subsequentes", relatou.

O meteorologista disse, ainda, que a notícia não é motivo de preocupação, já que apesar do menor volume acumulado, o plantio no estado deve ser frutífero.

"Deve atrapalhar um pouco em termos de dias com chuva, mas para questão de plantio, não é importante o acumulado de chuva, o total, mas sim a quantidade de dias com chuva para que o solo fique mais saturado, você pegue mais água nas plantações. Então, vai dar pra plantar, vai dar pra colher milho, só que a safra deve ser um pouco mais prejudicada", contou.

A tradição de esperar chuva nesse dia é antiga e a devoção dos agricultores ao santo tem uma explicação religiosa. De acordo com o Padre Robério Holanda, pároco da Igreja de São José em Mossoró, Rio Grande do Norte, essa devoção vem do exemplo de homem trabalhador que São José representa.

“Nós associamos a figura de São José ao homem trabalhador, ao homem do campo, por exatamente ser um homem honesto, um pai de família, que esteve à frente cuidando, trabalhando. Então os homens do campo têm essa devoção a São José”, explica o Padre.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário