PROJETO DESENVOLVIDO NA UNEB É PREMIADO PELO CENPEC - CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO ACONTECE NESTE SÁBADO

O projeto "Do local ao Global – a educação contextualizada e o diálogo intercultural nas novas estratégias de internacionalização da extensão e da aprendizagem solidária INTEREURISLAND no PPGESA: uma referência para o programa SCHOLAS CHAIRS proposto pelo Papa Francisco" foi premiado em 3º lugar na categoria 'Ensino Superior', no 1º Prêmio de Aprendizagens Solidárias – Experiências que transformam, concurso realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).  

O projeto é coordenado pelo doutor Nicola Andrian, professor italiano que é bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e em Juazeiro (BA) está vinculado ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

 O objetivo principal do projeto é o fortalecimento da educação contextualizada e do diálogo intercultural como fundamentos da educação a uma cidadania GloCal (que valorize o Local abrindo-se ao Global) e da implementação de novas estratégias de internacionalização da extensão acadêmica. Por isso neste projeto tem o foco do intercâmbio internacional para promoção de aprendizagens solidárias. 

Esta articulação se dá através do convênio de cooperação entre a Universidade de Padova (Itália) e a UNEB (Juazeiro-Brasil). Ao todo já participaram do projeto 12 intercambistas, 7 italianas e 5 brasileiras. Os estágios são desenvolvidos em instituições como: Pastoral da Mulher (com mulheres em condição de prostituição); CASE NAENDA Gey Espinheira (com adolescentes em conflito com a lei); o Lar São Vicente de Paulo (com pessoas idosas); e neste ano foi ampliado para a Secretaria de Desenvolvimento Social da Mulher e Diversidade – SEDES; também a Gerência de Proteção social especial GPSE, da Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA (com crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade e vítimas de violência). 

Na Itália as estudantes do curso de Pedagogia da UNEB de Juazeiro trabalharam com serviço solidário com migrantes e refugiados; com crianças em condições de risco e com dificuldade de aprendizagem.  

A premiação do Cenpec inclui a participação no curso do Centro CLAYSS de Buenos Aires e o valor de R$ 5.000,00 para investir em ações de aprendizagens solidárias. Para o Prof. Nicola essa premiação foi um importante reconhecimento das ações que estão em curso neste projeto "O Centro CLAYSS, é a maior referência sobre a aprendizagem solidária de toda a América do Sul, assim este prêmio nos permitirá desenvolver relações com outros projetos, outras instituições tanto no Brasil como na Itália. Além disso, o valor em dinheiro será utilizado para a mobilidade das estudantes da UNEB do próximo ano, que irão a Itália", afirmou. 

A premiação será transmitida ao vivo, neste sábado (05/12), a partir das 10h pelo canal no YouTube ou pela página no Facebook do Instituto Singularidades.  

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário