FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO FESTEJA OS 108 ANOS DE LUIZ GONZAGA NO DOMINGO (13)

Para marcar a data em que Luiz Gonzaga celebraria 108 anos, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizará, no dia 13 de dezembro, a live Luar do Gonzação. 

A festa virtual contará com a participação do forrozeiro Alcymar Monteiro, e um bate-papo com o radialista Renato Phaelante, autor do livro Luiz Gonzaga: baião, forró e seca (Bagaço, 2017). A transmissão será a partir das 19h, no canal da Fundaj no YouTube.

"Homenagear Luiz Gonzaga é homenagear também ao Homem do Nordeste. Portanto, uma missão desta Casa, comprometida com o reconhecimento, preservação e difusão da identidade da região que é um celeiro cultural do País”, destacou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. “Será um momento para todos os brasileiros", celebra. Pernambucano de Exu, no Sertão do São Francisco, o Rei do Baião registrou as histórias de sua gente, os costumes e tradições da região brasileira vítima da escassez de água e recursos, mas rica em sabedoria e valores.

Compadre do homenageado, Alcymar Monteiro o reconhece também como padrinho. Com ele gravou o pout-pourri Cantiga de Vem-Vem / Roendo Unha para o álbum Forroteria (RGE, 1986) — com o qual alcançou a marca de 500 mil cópias — e, mais tarde, o xote Cor de Canela (1988).

 “Foi aí que eu tive a certeza que estaria entrando na música brasileira pela porta da frente”, afirma o artista. Para a homenagem, ele promete clássicos do cancioneiro nordestino. Pagode Russo, Vida de Viajante e A Morte do Vaqueiro não ficarão de fora. “Nós vamos fazer uma viagem para os ontens, hojes e amanhãs de Luiz Gonzaga.”

Programação:19h - Abertura - Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco

19h10 - Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundaj

19h20 - "Luiz Gonzaga: baião, forró e seca", por Renato Phaelante. Autor do livro lançado em 2017 sobre o Rei do Baião, fundador e coordenador da Fonoteca da Fundação Joaquim Nabuco durante 30 anos, Renato Phaelante é um recifense apaixonado pela cultura pernambucana.

20h - "Tributo a Luiz Gonzaga", por Alcymar Monteiro. Com repertório especial, que traduz a valorização dos ritmos nordestinos, o artista fará a apresentação musical intercalada com histórias que compartilhou com seu amigo e compadre Luiz Gonzaga.



Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário