LIVRO A ARTE DO MAMULENGO RECONTA A HISTÓRIA DE MAMULENGO BASEADO NA HISTÓRIA ORAL DOS MESTRES DA CULTURA

O bonequeiro e brincante Chico Simões lançará na segunda-feira (7/12) o livro Arte e manha do mamulengo, em que reconta a história da tradição brasileira do boneco de mamulengo baseado na narrativa oral de mestres populares. A publicação é ilustrada por Anna Göbel, artista plástica de ascendência alemã, nascida na Espanha, criada na Argentina e radicada no Brasil desde 1995.

Fundador do grupo Mamulengo Presepada, do Distrito Federal, e atuante na cena de cultura popular há mais de 40 anos, Chico se encantou pela arte dos bonecos nos anos 1980, quando viajou pelo Nordeste, convivendo com mamulengueiros, de 1980 a 1985. É com base nas narrativas orais e memórias dos mestres que conheceu ao longo da trajetória que o artista reconta a gênese dessa tradição no Brasil.

A estratégia narrativa faz um contraponto à produção acadêmica que predomina desde que o teatro popular de bonecos do Nordeste, como também é chamado, foi considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro. “Esse é um livro de um contador de histórias, não de um escritor”, afirma ele em material divulgado à imprensa.

O livro resgata ainda a herança cultural africana e dos povos negros escravizados no Brasil. “Temos uma dívida imensa com a cultura e o povo afro-brasileiro, por tudo que foi negado e por toda a violência que foi e ainda é praticada. Eu não sou um escritor, mas escrevo pela necessidade de deixar registrada essa visão de mundo diferente da visão eurocêntrica, uma contribuição para as gerações futuras e presentes”, complementa.

A obra tem como referências, ainda, os livros Fisionomia e espírito do mamulengo, de Hermilo Borba Filho, e O mundo mágico do João Redondo, de Altimar Pimentel, onde a versão popular e suas variações foram registradas.

O lançamento será feito por meio de uma live no Instagram do grupo Mamulengo Presepada, na segunda-feira, às 19h. O livro será impresso de forma tradicional e em braile, e toda a tiragem será doada para bibliotecas públicas e comunitárias, espaços culturais e escolas do Distrito Federal.

 Os pedidos podem ser realizados até o dia 4 de dezembro, pelo e-mail camaleaocultural@gmail.com. Uma versão virtual gratuita também estará disponível, a partir da data de lançamento, no site do Mamulengo Presepada.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário