RIO SÃO FRANCISCO: VAZÃO DA BARRAGEM DE SOBRADINHO SERÁ REDUZIDA A PARTIR DESTA QUARTA (2)

Na manhã de hoje (01), o diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, afirmou que haverá redução da vazão de Sobradinho a partir de amanhã (2 de dezembro), inicialmente para 1.400 m³/s, chegando ao patamar de 1.100 m³/s, no dia 3, e permanecendo assim até nova avaliação.

O diretor destacou o cenário favorável do Reservatório de Sobradinho que está, neste dia 1º, com aproximadamente 51% de sua capacidade, o que é considerado bom para aguardar as próximas chuvas. “É um cenário diferente daquele que atravessamos em 2015, quando chegamos a 1% à época”, disse.

Diante disso, João Franklin ressaltou que, hoje, “o Nordeste está exportando energia elétrica para as regiões Sul e Sudeste, assim como essas regiões nos ajudaram no período de seca dos anos anteriores”. Ele explicou que como a geração eólica da Região está em alta, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pode tomar essa decisão de reduzir a produção de energia pelas hidrelétricas.

João Henrique Franklin acrescentou que a situação, entretanto, é variável e poderá haver novo aumento de vazão dentro dos patamares operativos regulares, a depender do nível das chuvas – que têm boas perspectivas segundo os institutos de meteorologia. “Passamos muitos anos com o rio seco, agora o Rio São Francisco está reocupando sua calha”.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário