FORMATURA DE 492 JOVENS MARCA PROJETO JOVENS COMUNICADORES DO SEMIÁRIDO

O projeto do Governo do Estado da Bahia, Jovens Comunicadores do Semiárido, realizou, a cerimônia virtual de formatura de 492 jovens, distribuídos em onze turmas de 136 comunidades rurais, localizadas em municípios estratégicos dos cinco Territórios de Identidade participantes do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). 

O Jovens Comunicadores é resultado de uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Pró-Semiárido, de 2017 a 2020, e promoveu formações sobre 10 temas ligados à área de comunicação e expressão: Cordel, Audiovisual, Democratização da Informação, Cidadanias 1 e 2, Fotografia Básica. Fotografia Avançada, Produção Textual, Marketing Digital e Técnicas em Entrevista. Além das oficinas, os jovens participaram de intercâmbios interestaduais, para conhecerem outras iniciativas de comunicação e juventude. 

"Essa ação é pioneira entre os projetos FIDA no mundo e o Pró-Semiárido, ao propor esse projeto, se colocou a frente do seu tempo, oferecendo um leque de formações sobre temas importantes e que culminou com a formatura de quase 500 jovens. Estamos muito felizes e reconhecendo que estamos no caminho certo para a formação da juventude rural em termos de identidade cultural, reconhecimento da sua própria história e consciência de si mesmos", pontuou a coordenadora do Jovens Comunicadores, Emilia Mazzei.

"O Jovens Comunicadores não foi apenas um trabalho acessório ao Pró-Semiárido ou um trabalho compensatório. Se a juventude era um dos eixos a serem trabalhados, nós precisávamos investir nisso, dar total apoio e suporte. Nesse contexto, o Jovens Comunicadores se configurou como uma importante ferramenta de mobilização e profissionalização da juventude rural ligada ao projeto, e o resultado foi extremamente gratificante", assinalou o coordenador geral do Pró-Semiárido, César Maynart. 

Hardi Vieira, oficial de programas no país, falou dos investimentos do FIDA em projetos como o Jovens Comunicadores, e do potencial que iniciativas como essa tem em incluir socialmente a juventude rural. "O FIDA sempre investiu nos jovens, mas eu posso dizer que com as ações do Jovens Comunicadores a gente conseguiu implantar atividades específicas de inclusão dos jovens, e com a pandemia o projeto se tornou ainda mais relevante, ao ofertar capacitações com foco na inclusão digital", destacou Hardi Vieira. 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou a capacidade de articulação e de transformação da juventude rural do semiárido. "É incrível a capacidade de vocês de se juntarem, se unirem e fazerem acontecer um momento como esse. Nós só temos a agradecer a vocês pela dedicação, pelo trabalho, pelo companheirismo e pelo legado construído para vocês e pra gente".  

A formatura foi conduzida pelos jovens comunicadores Vanessa e Anselmo, a partir da leitura de um cordel que abordou desde o início do projeto, as experiências durante as oficinas e intercâmbios, até os resultados e perspectivas para futuro. A mesa diretora do evento foi composta ainda pelas comunicadoras Luciana Rios e Érica Daiane Lopes, que falaram, respectivamente, da adoção da comunicação como estratégia para o desenvolvimento de políticas públicas integradora e como ferramenta de poder e transformação social.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário