ANUNCIADO SARAIVA E O TOQUE DA ARTE NOS 108 ANOS DE NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA

 


Embora esteja presente em nossas rotinas diárias, não é todo mundo que sabe o que é arte e como ela se expressa no cotidiano. Ela é uma das expressões mais intrínsecas ao ser humano, acompanhando a nossa trajetória desde o período Paleolítico.

É através da arte que transmitimos sentimentos, ideias e histórias, expressando o que somos e o como vemos o mundo ao nosso redor. Os meios artísticos sempre acompanharam a evolução da tecnologia e na era digital isso não seria diferente.

Anunciado Saraiva é  um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho. Nascido em Barbalha, Ceará, porém faz questão de registrar que é criado em Exu, terra de Luiz Gonzaga. Detalhe: Anunciado Saraiva é advogado de profissão. Graduado em Direito; Advogado Criminalista, pós graduando em Criminologia.

A arte ele pratica como uma forma de contribuir com a melhoria da cultura e divulgação dos trabalhos dos amigos e dos eventos culturais de Exu. Este ano de 2020, completamente atípico devido as regras sanitárias devido a infecção da Covid 19, Anunciado Saraiva homenageia a cultura brasileira com mais uma arte, dessa vez nascimento de Luiz Gonzaga que no próximo domingo (13) completaria 108 anos.

Anunciado Saraiva tem contribuído de forma voluntária com diversas artes que divulgam o trabalho dos cantores, principalmente da área do Araripe e de seu Exu.

"Comecei a criar artes há mais de 18 anos, por diversão, e acabei me apaixonando pela cultura gonzagueana, dai passei a criar artes em seu nome, hoje, 90% de tudo que eu crio é sobre o Gonzagão e seus seguidores", conta o advogado Anunciado Saraiva.

Um dos trabalhos mais usados no universo de Luiz Gonzaga é a criação da marca, do símbolo não oficial dos 100 anos de nascimento do Rei do Baião. 

"O processo de comunicar visualmente utilizando imagens e textos para apresentar informação utiliza de habilidades de desenho, estética, tipografia, artes visuais e diagramação", conta o advogado que  expressa o valor de Luiz Gonzaga nas horas dedicadas a cultura.

O trabalho usado por Anunciado é um processo técnico e criativo para comunicar idéias, mensagens e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, é hoje o design gráfico a atividade projetual mais disseminada no planeta. Com objetivos comerciais ou de fundo social.

Segundo Anunciado Saraiva, Luiz Gonzaga é um ícone da música popular brasileira, "foi ele que levou o nome e os problemas do sertão para o Brasil e para o mundo, foi ele que abriu portas para o nordeste, cantando e decantando o seu povo, o sofrimento, as súplicas, sempre cantando músicas de cunho político, criticando os nossos governantes que insistiam em manter os olhos fechados para o Nordeste".

"Quero acrescenta que deveria ser obrigatório a divulgação da cultura gonzagueana aos jovens em especial, na minha opinião, deveria haver uma disciplina na rede federal, estadual e municipal sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, garantindo assim que nossos jovens, que não conheceram Luiz Gonzaga, possam desfrutar um pouco da riqueza que esse nome traz e que representa fonte de renda emprego e fortalecimento do turismo", finalizou Anunciado Saraiva.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário