Salvador: Marquinhos Café comemora 25 anos de sanfona e 5 de carreira solo na sexta (24), no Restaurante Yemanjá

O cantor e sanfoneiro Marquinhos Café este ano completa 25 anos de sanfona e 5 anos de carreira solo. O músico lança este ano o CD Felicidade é Você.

Cumprindo agenda pelas principais cidades do Brasil, para comemorar,  Marquinhos Café recebe na sexta (24), no Espaço de Eventos do Restaurante Yemanjá, em Salvador, a partir das 21 hs, o Trio Nordestino, uma das principais referências da música brasileira.

Atualmente o Trio Nordestino é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú), Coroneto - zabumba (neto de Coroné e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú).

Criado em 1958, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo. Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco os anos 60, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão e que até hoje são a marca da modernidade de todos os tempos.  O Trio Nordestino teve a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga.

"Procurando Tu" foi um dos maiores sucessos do Trio Nordestino, no início dos anos 70, chegando a vender cerca de um milhão de discos.

O Trio Nordestino já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas,Targino Gondim, entre outros.

Marquinhos Café é um dos mais legítimos sanfoneiros seguidor da obra de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Antenado, Marquinhos é considerado um dos mais talentosos sanfoneiros, virtuoso já foi o vencedor do Festival Nacional de Forró de Itaúnas, Espírito Santo e é presença garantida do Festival Internacional do Forró-Juazeiro-Bahia.

O trabalho de Marquinhos é fruto das inúmeras horas de dedicação, anos de aprendizado dos acordes da sanfona do Mestre Camarão. Marquinhos foi um dos alunos do Mestre Camarão na Escola de “Acordeon de Ouro” (criada em 1994).

Mas, as primeiras lições aprendeu com o pai, "Seu Antonio", sanfoneiro, consertador e afinador de sanfona que colocava na radiola os discos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Trio Nordestino, Marinês e Jackson do Pandeiro para o filho escutar.

Nascido em Caruaru, Agreste de Pernambuco, Marquinhos cresceu no universo do Forró e da Música mais brasileira. Impressiona a virtualidade. Com o mesmo talento que executa um forró, xote ou baião, desfila no ritmo do jazz e blues. 

O sanfoneiro traz do Mestre Dominguinhos, a humildade e atenção com os amigos e fãs. Todos os anos é um dos gonzagueanos que prestigia a data de nascimento de Luiz Gonzaga, em Exu, Pernambuco.

Marquinhos Café é um dos integrantes do Quinteto Sanfônico do Brasil, com os amigos e sanfoneiros Targino Gondim, Gel Barbosa, Rennan Mendes e Sebastian Silva, viaja o Brasil, tocando e concretizando que a música não tem fronteiras e em cada acorde revela o que existe de mais belo da música universal.

Entre os projetos já realizados, recentemente Marquinhos Café, participou do lançamento, junto aos principais forrozeiros da coletânea Forró, Festa e São João. O CD idealizado por Flávio José com direção e produção musical deTargino Gondim conta com a participação de 29 artistas do segmento, entre eles Antonio Barros e Ceceu, homenageados no projeto.

É Marquinhos Café um músico afinado com a música mais brasileira, universal. Sanfoneiro e cantor que faz balançar um forró bem buliçoso e agrada a mais refinada plateia afinada não só por forró xote e baião e mais  aficionada também por jazz e blues.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário