Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro: novos talentos no engenho da música brasileira

"A música é uma harmonia agradável pela honra de Deus e os deleites permissíveis da alma". “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia".

As frases acima são de Bethoveen e Sebastian Bach. Iluminados músicos! Fiquei imaginando suas obras com a lembrança que um dia vi uns discos de vinil dos dois na casa de Luiz Gonzaga, lá na casa do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Pernambuco.

Isto me reportou a pensar em Exu, Crato e Bodocó. Lugares onde até o vento canta ao balançar as folhas em harmonia!  Lá,  naqueles pé e alto da serra a natureza em sua sabedoria dos Deuses da Música marcou a cantora Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro.

Poderia dizer aqui que Sarah e Davi são filhos do poeta cantador, um dos mais talentosos compositores da música brasileira, o cantor Flávio Leandro. Valdi Jr é filho do compositor Valdir Geraldo, conhecido por "Neguinho do Forró", que trabalhou com Luiz Gonzaga e teve a música “Nessa Estrada da Vida” gravada no disco Danado de Bom, em 1984...

Mas para orgulho dos pais de Sarah, Valdi e Davi, eles, os três tem Luz própria. Tem tutano pra música. Diga-se: música boa que toca o sentimento e alma dos brasileiros.

Sarah Lopes logo cedo em terna idade já cantava em palcos ao lado de nomes como Elba Ramalho. Participou do grupo Zeremita, um projeto de música alternativa criado no cariri cearense, que lhe levou ao Festival de Inverno de Garanhuns. É uma das participantes da festa do Gonzagão, em Exu. Sarah Lopes estuda canto popular no conservatório pernambucano de música, desenvolvendo seus projetos influenciada também  pela bossa nova, jazz e forró.

Davi Leandro é um estudioso da música e da poesia. Dedicado e comprometido com a qualidade musical. Recentemente teve a alegria de "ganhar" o primeiro filho e qual as notas musicais vai lhe inspirar mais ainda a compor e a decifrar os caminhos que levam um filho a não esquecer jamais seu pedaço de terra e soltar a voz para se fazer universal de mala e cuia e oferendar o Deus, os deuses da música.

Com Valdi Júnior a  trajetória não é diferente: a música começou quando ainda era apenas um bebê. Nascido em Exu, terra de Luiz Gonzaga. Valdi Jr cita que a relação com a música vai além do gostar, está no sangue, na pele, no coração. Afinal quando pequeno o pai colocava pra dormir ao som da música Amanhã Eu Vou, na voz de Luiz Gonzaga.

Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro certamente construiram nas brincadeiras de criança as referências e os sonhos de trabalhar com a música.

É por tudo isto que afirmo: ninguém sai impunemente pela leitura, interpretações, tons e dons de Sarah Lopes, Valdi Jr e Davi Leandro...escutá-los é ganhar mais inteligência, engenho e arte. Eles tem a magia da música ancorada na alma.

*Ney Vital-Jornalista. Pós-Graduado em Ensino de Comunicação Social. Pesquisador da música brasileira
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário