Livro Aboio, Poesia, Improviso, Cantoria e Origens será lançado dia 20 de julho durante Seminário Cariri Cangaço

O livro “Aboio, Poesia, Improviso, Cantoria: Origens” será lançado no dia 20 de julho, durante da 4ª edição do ‘Seminário Cariri Cangaço’, que será realizado em Exu, no Sertão do Araripe. O autor do livro é O advogado, poeta, escritor e pesquisador João Monteiro Neto.

O evento Seminário Cariri Cangaço reunirá grandes estudiosos da cultura brasileira entre os dias 20 e 23 de julho em Exu e Serrita.

A publicação do livro Aboio, Poesia, Improviso, Cantoria: Origens é fruto de quarenta anos de pesquisa no Nordeste e diversos países. Com ela, Monteiro Neto percorre o caminho do Litoral ao Sertão, partindo para o Interior - onde se encontram os focos principais do estudo: as manifestações culturais sertanejas.

O autor percorre a história, desde antiga civilizações até chegar na caatinga. E cita o historiador Câmara Cascudo, a quem chama de "maior nome da história do folclore brasileiro", como alguém que apontou o oriente como origem dessas manifestações culturais, da poesia, do canto de aboio, da cantoria, do repente e do improviso.

João Monteiro Neto, então, reconstrói o caminho. "Porque nós irradiamos, a cultura nordestina é muito forte, é muito original. Ela é única. E tem origens no judaísmo, tem origem no cristianismo, tem origem no islamismo e tem origem no hinduísmo, que é a principal raiz, a mais profunda e mais antiga", explica. Influências trazidas pelos portugueses até o Brasil. Segundo o autor, os portugueses trouxeram o trânsito de todo o conhecimento humano entre oriente e ocidente.

E para poder entender todas essas influências, conheceu a Europa de carro, Oriente Médio. Foi ao norte da África. Fez o percurso da cultura humana, do homem, inclusive pré-histórico.

Questionado sobre obras complementares, João Monteiro Neto afirmou que o livro faz parte de uma trilogia. "Embora elas sejam interligadas, elas são completamente independentes. Cada livro explica uma fase", disse. O segundo já está terminado e aprofunda, segundo o autor, o porquê da religiosidade do nosso povo. O terceiro aprofunda a cultura nos seus países de origem.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário