E a saudade no coração...produção estreia na próxima segunda-feira 12 no YouTube

Berço de uma das mais autênticas manifestações culturais brasileiras, o  município de Exu, com cerca de 32 mil habitantes, no Sertão do Araripe, em Pernambuco, tornou-se palco para homenagens ao seu mais ilustre filho. Foi lá que nasceu Luiz Gonzaga, tema da websérie Orquestra Sanfônica de Exu. Com três episódios semanais, a produção estreia na segunda-feira 12, no YouTube,  e resgata histórias do ícone da música brasileira.

Dirigida por Giovanni Lima, a narrativa convida a conhecer os festejos de São João, através de personagens e tramas que se misturam com a tradição do povo nordestino. “Os depoimentos passam uma imagem de uma pessoa extremamente generosa, que ajudou muita gente. Ele chegou a distribuir mais de 300 sanfonas”, diz Giovanni, sobre os contemporâneos de Luiz Gonzaga.

“Tem um relato de uma senhora da Fazenda Araripe, a mesma em que Gonzaga nasceu e passou sua infância, que traz todo um significado histórico. Essa mulher contratou um músico para se apresentar no casamento dela e, na hora que entrou na igreja, o próprio Gonzaga estava tocando, com o Dominguinhos a tiracolo”, revela o diretor. A história é guiada pela atriz, cantora e sanfoneira paraibana Lucy Alves.  “Ele foi um dos maiores representantes da música popular brasileira, especialmente da nordestina. Um cara que conseguiu retratar nas obras a fauna, a flora, os amores, a religião e as comidas desse povo”, contou, emocionada com a energia emanada pelas memórias, na varanda da casa onde viveu Gonzagão, museu selecionado como set de gravação. “Na minha primeira leitura, eu já me emocionei”, agradece.

A produção culminou com show, em praça pública, da Orquestra Sanfônica de Exu, sob direção musical de Targino Gondim, criada para a série - composta por 26 músicos, com 23 sanfoneiros nordestinos, como Lucy, Luizinho Calixto e de Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga. Asa branca e Respeita Januário são músicas incluídas na produção, disponibilizada no canal de O Boticário.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário