Salve o São João Cultural

Texto: Donizete Batista*Presidente da Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil

"Não é de hoje que a nossa música nordestina, em especial o forró, vem sofrendo, ou melhor, agonizando. Isso acontece porque outra tradição do Nordeste também está morrendo, o São João. Há alguns anos estivemos reunidos: eu Donizete Batista, Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga e o então governador Eduardo Campos. Cobramos dele uma solução para conter a invasão da pornografia musical que tomava conta dos eventos patrocinados pelo estado. Ele nos ouviu e acatou nossa ideia, que era a de oferecer o artista, ao invés de repassar a verba. Nascia ali os polos juninos.

O tempo passou, Eduardo não mais existe, a música ruim tomou conta, o São João não é mais o São João e agora existe Sãonejo, festa de peão, Sãoaxé, Sãopornô, e nós, idealizadores de um projeto tão belo e tão adequado para a preservação da nossa cultura, nem tocamos mais, praticamente.

Fomos engolidos pela ganancia dos promotores de eventos e pelo apego da maioria dos políticos a esses grandes promotores. Dessa forma, adeus São João, adeus cultura, adeus forró de verdade e qualidade.

Caruaru já não é mais a mesma capital do forró. É só forró? Campina Grande ainda pode dizer que é o maior São João do mundo? Salve, Salve Cruz das Almas – Bahia! Só resta lembrar que um povo que não conserva os seus valores, não cultiva sua cultura e não preserva suas tradições, é um povo sem futuro!

Forrozeiros, união! Povo, abra o olho! Estamos sendo lesados e muita gente não quer enxergar".
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário