Deputado Federal Gonzaga Patriota defende que águas do rio Tocantins devem ser usadas para abastecer municípios em situação de seca no Nordeste

Com a redução de águas em praticamente toda a Bacia do Rio São Francisco, agravada pela seca severa nas nascentes em Minas Gerais, o deputado federal Gonzaga Patriota é autor do Projeto para viabilizar a Transposição do Rio Tocantins, onde o objetivo é levar águas do Tocantins para garantir abastecimento para os municípios em situação de seca no Nordeste.  

O deputado federal Gonzaga Patriota e o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, tem reunião na próxima segunda-feira 5. Em pauta o projeto de interligação das Bacias do Rio São Francisco e Tocantins. Gonzaga Patriota ressaltou que já existe cerca de R$ 600 milhões no Orçamento da União deste ano, oriundo de emenda nacional. 

Na avaliação de Gonzaga Patriota essa seria uma solução para resolver com mais rapidez o problema da seca no Nordeste. As novas águas aumentariam a vazão do rio São Francisco, cujos níveis estão baixos em decorrência de um longo período de estiagem.

De acordo com parlamentar o custo deste projeto de águas do Rio Tocantins para o Velho Chico será de aproximadamente R$ 2 bilhões.

A crise da falta de água é tão severa que mais de 200 municípios da Bacia do Rio São Francisco já decretaram situação de emergência e calamidade pública devido à seca. 

"A seca tornou urgente a discussão sobre o rio São Francisco. Com os eventos climáticos, a tendência é que o semiárido fique ainda mais seco, por isto nosso empenho em defender a viabilidade dessa transposição", finalizou Gonzaga Patriota.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário