Banhistas assustados com presença de caramujos na Ilha do Fogo

Um dos símbolos da região e considerado ponto turístico do Vale do São Francisco, a Ilha do Fogo – que fica entre os municípios de Petrolina-Pernambuco e Juazeiro-Bahia, a Ilha do Fogo, tem causado preocupação aos banhistas e turístas que frequentam a Ilha devido a presença de caramujos nas águas.

As principais doenças causadas pelo caramujo são a esquistossomose ou simplesmente barriga d'água. Os caramujos são pequenos moluscos facilmente encontrados em plantações e água. Deve-se suspeitar de que o rio, lago ou açude esteja contaminado se ele receber esgoto sem tratamento ou se houver caramujos próximos aos seus leitos.

Médicos infectologistas procurados pelo blog Ney Vital alertam que existe risco de contaminação visto que  a esquistossomose é adquirida mediante o contato com águas contaminadas com ovos do Schistosoma e a presença do caramujo, onde o parasita passa uma parte do desenvolvimento dele e tem a sua maturação para a forma larval denominada cercaria.

Ainda de acordo com os médicos é preciso fazer um certo monitoramento em locais onde consta presença de caramujos e solicitar às autoridades de controle sanitário do município a avaliação da água e do local.

As secretarias de Saúde de Petrolina e Juazeiro ainda não responderam a solicitação do blog www.neyvital.com.br quanto as medidas que devem ser tomadas.

A esquistossomose é uma doença grave causada, no Brasil, pelo parasito Schistosoma mansoni, que tem no homem seu hospedeiro definitivo e nos caramujos de água doce, seus hospedeiros intermediários. As pessoas são contaminadas pelo verme quando entram em contato com águas de rios, riachos, vales de irrigação e lagoas contaminadas. Em contato com a água, os ovos eliminados pelas fezes do homem infectado eclodem e libertam larvas que se alojam nos caramujos que, por sua vez, liberam novas larvas que infectam as águas e, posteriormente, o homem, pela pele ou mucosa.

 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário