FORRÓ AGORA É OFICIALMENTE PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

As Matrizes Tradicionais do Forró agora é oficialmente Patrimônio Cultural do Brasil. O parecer favorável aconteceu durante a 99ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, nesta quinta-feira (9). 

Com transmissão pelo canal do Iphan no Youtube a sessão é aberta à sociedade até às 18hs. O Iphan é autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

“É o resultado de um trabalho de 10 anos que vai nascendo”, conta a Presidente da Associação Balaio Nordeste e Coordenadora Nacional do Fórum do Forró de Raiz, Joana Alves.

“É gratificante saber quantos artistas podem ter condições de ser reconhecidos mundial e nacionalmente. Vamos trabalhar na salvaguarda, em atrativos por leis de incentivo”.

Próximo passo, avalia Joana Alves, é dar entrada para que o forró seja Patrimônio Mundial da Cultura no Brasil pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “Temos o mundo cantando e dançando forró, só falta o registro”, conta Joana Alves.

O título será entregue durante o IV Encontro Nacional de Forrozeiros que acontece,   de 13 a 17 de dezembro junto com o III Fórum Nacional do Forró de Raiz, em João Pessoa, Paraíba,  no Espaço Cultural José Lins do Rego. 

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, parabenizou às equipes envolvidas no projeto de pesquisa e destacou que às vésperas do aniversário de Luiz Gonzaga o forró se tornou o mais novo patrimônio cultural. 

“Com o reconhecimento, as matrizes foram inscritas no Livro de Registro das Formas de Expressão, assim como estão a ciranda do Nordeste e o repente. Esse bem cultural que é o nosso 52º bem registrado no país dispensa apresentações e está em incontáveis eventos e festivais por todo o Brasil. Em especial, nos festejos do ciclo junino, gerando em renda e empregos diretos e indiretos além de um sentimento muito forte de pertencimento”, comentou.

O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba. Nos últimos dez anos, em parceria com comunidades detentoras, foi realizada a descrição detalhada das matrizes tradicionais com registro documental e audiovisual. 

O  Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil. A coordenação fica a cargo da presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

O Forró (ou Forrobodó) é um complexo cultural que expressa a filosofia de vida de um povo, originário do sertão nordestino brasileiro, que devido a correntes migratórias desses habitantes para as diversas regiões do Brasil, sua cultura foi disseminada tornando-se uma expressão cultural reconhecidamente brasileira que atualmente está em processo de registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

É um patrimônio cultural imenso, pois sob esse termo ‘Forró’ estão todas as práticas comportamentais desse grupo social no que se refere à sua forma de comunicar, vestir, alimentar, festejar, tocar, dançar e se relacionar, resumindo saberes e fazeres de um povo. O site é um uma plataforma interativa, na qual a página “Mapa do Forró” estão cadastrados profissionais e espaços que trabalham no segmento, colaborando para que ela se torne o ponto de encontro entre aqueles que se dedicam à cultura forrozeira na sua essência, fortalecendo cada vez mais o setor cada pela união e facilidade de interação entre seus realizadores.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário