ENCONTRO NACIONAL DE FORROZEIROS E FÓRUM NACIONAL DO FORRÓ ACONTECEM ATÉ SEXTA (17) NA PARAÍBA

O 4º Encontro Nacional de Forrozeiros e o 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz, realizados pela ONG Balaio Nordeste, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, seguem até esta sexta-feira (17). A cerimônia de abertura ocorreu na Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa, no mesmo dia do aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, 13 de dezembro.

Importante pelas discussões e apresentações culturais que estão na programação, os dois eventos marcam momento histórico para a cultura nordestina e nacional, com anúncio oficial do título de patrimônio imaterial brasileiro ao Forró, ato que culmina uma mobilização de uma década, que uniu entidades culturais, organismos públicos e forrozeiros de todo o país.

O Fórum e o Encontro de Forrozeiros ocorrem até a sexta-feira (17), no Espaço Cultural e na Usina Energisa, e promovem ações integradas onde se reúnem artistas, detentores das matrizes do Forró, dançarinos, produtores culturais, comunicadores, pesquisadores e gestores públicos, que tratam sobre temas de interesse. Além disso, são realizadas mesas de discussão para criação de políticas públicas para salvaguarda, promoção e valorização do Forró tradicional. 

“Todas as atividades presenciais seguem as normas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) divulgadas pelos órgãos de saúde, sendo exigido na entrada o cartão de vacinação com as duas doses da vacina aplicadas”, diz a organização.

Músicos de diversos locais farão uma homenagem a Genival Lacerda. Também serão entregues certificados a personalidades, e do Troféu do Encontro Nacional dos Forrozeiros, a próxima cidade sede do Encontro. Além das atrações locais, grupos e artistas de outros países promoverão um grande intercâmbio entre os amantes do forró.

Os eventos nasceram em João Pessoa, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o Forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos, a formação dos grupos musicais, bem como promover o intercâmbio da comunidade forrozeira e sua cadeia produtiva para debater as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina. 

Serviço: 4º Encontro Nacional de Forrozeiros e 3º Fórum Nacional do Forró de Raiz

Data: 13 a 17 de dezembro de 2021

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB e na Usina Cultural Energisa – R. João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa – PB

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário